Pessoal, olá.
Não sei se é o local mais adequado, mas como aqui se fala, e com bastante qualidade, de tudo, resolvi tentar.
Sou médico, oncologista, com cerca de dez anos de especialização concluída. Assim que terminei minha especialização, fui trabalhar no interior do estado do Rio de Janeiro, com SUS. Não sou funcionário público, trabalho em 02 empresas privadas que prestam serviço pelo SUS. E tudo funciona direito: não faltam medicações, tenho suporte administrativo legal, um bom ambiente trabalho, ganho relativamente bem... Só tenho uma quantidade de trabalho muito grande, mas isto é tema para um outro tópico...
Acho que faço um bom trabalho. Sou bem visto e elogiado pelos pacientes, tenho uma agenda sempre cheia, e sou também bem visto pelos gestores. Mas sempre tem um "mas"... A questão é que, quando se trabalha no Sus, você faz uma medicina defasada. E, em oncologia, isso é ainda mais discrepante. E isso me incomoda, duplamente: por mim e pelos pacientes. Em relação aos pacientes, muitas vezes sinto falta de fazer medicações mais modernas, que possam alcançar melhores desfechos e menor toxicidade. Em muitas situações tenho bons resultados, por vezes surpreendentes até. Noutras, sinto que poderia estar fazendo mais, e por não ter acesso a determinadas terapias, não tenho como fazer. Procuro sempre repetir para mim mesmo, sobre isso, que é melhor ter algum tratamento do que não ter tratamento nenhum. Mas fica a frustração. Em relação a mim, muitas vezes me sinto um médico ultrapassado, que só prescreve "remédio velho". Tenho estudado, busco me atualizar, ir a congressos, mas uma coisa é ter coonhecimento teórico de uma medicação. Outra é o connhecimento prático. Às vezes acho que é tudo Lego, de querer dizer: "sabe aquela medicação nova? Tenho dois pacientes utilizando e estão indo muito bem."