Esses dias alguém postou aqui perguntando se era possível viver de poker. Como ainda não era assinante, não consegui responder. A resposta que eu iria dar era: sim, mas com certeza não vale o esforço.
Joguei poker semi-profissionalmente durante 2 anos, dos meus 18 aos 20 - e só coloco o "semi" porque na época morava com meus pais e não pagava nenhuma conta com o que recebia. "Bater o jogo" tinha se tornado um objetivo e eu descobri que pra ganhar no poker não dá pra fazer nada do que falam por aí. Não existe extravagância nenhuma, grandes vitórias em um campeonato que me deixaria milionário ou qualquer bobagem da mentalidade de aposta... na realidade é extremamente tedioso e exige cargas de estudo e treino que afastariam qualquer um de querer ganhar algo com o jogo se isso fosse amplamente divulgado.
Troquei as 18 mesas por vez e os consistentes 6$/hora por estudar para o vestibular e seguir a vida em algo que fizesse mais sentido para mim e que fosse menos insalubre. Nunca me arrependi. Para além do dinheiro que consegui acumular e usar fazendo sardinhice na bolsa, ficaram algumas lições que levo pra vida e que pretendo compartilhar aqui com vocês - esperando belas voadoras se alguma for bobagem.
-
Evitando qualquer interpretação burra: este não é um post sobre como jogar poker, muito menos uma recomendação para que alguém o faça... muito pelo contrário. Vão cuidar do que importa na vida de vocês não entrem nessa furada de jogar poker profissionalmente -
1)
Não temos controle sobre o ORUTUF, o único que podemos fazer é tomar as melhores decisões possíveis hoje. No poker isso fica muito evidente e uma das coisas que eu fazia diariamente era treinar tomar boas decisões num software que criava situações e depois dizia se eu tinha tomado a decisão correta. O "certo" e "errado" da decisão se media pelo Valor Esperado (EV, em inglês) que cada jogada incorreria com as informações que eu tinha.
As boas decisões de hoje podem não dar frutos no ORUTOF, mas possuem MUITO mais chance do que as más decisões.
Estude como planejar e daí faça. E nunca planeje "vou ganhar X", esse é o caminho para a jogatina, somente planeje como tomar as melhores decisões possíveis HOJE e deixe o caos te guiar para o sucesso.2)
As únicas coisas que reduzem os riscos na vida envolvem não colocar ovos demais em só um cesto, constância e diversificação. Um bom jogador de poker busca reduzir os impactos do acaso ao mínimo. Especialmente porque só existe "sorte" quando também existe "azar". Para fazer isso ele precisa de uma coisa: jogar uma quantidade enorme de mãos e/ou torneios. Se tu não fizer ideia do que tá fazendo, vai perder dinheiro depois de jogar um milhão de mãos... mas pelo menos vai ter a certeza de que não fazia ideia do que estava fazendo. O contrário também é verdadeiro. Esse bom jogador também jamais vai usar mais de 2% de sua banca para entrar em um torneio.
O impacto do acaso deve tender a zero, esse é o objetivo. O acaso só serve para dar falsas esperanças ao tolo.3)
Envolveu busca de ganho em dinheiro, não deve envolver emoção.Quem joga poker profissionalmente só pode se emocionar ao ganhar um torneio quando está na frente da TV e precisa agradar os patrocinadores. Quando em casa, com 18 mesas abertas, nem dá tempo de esboçar um sorriso. Vai jogar com os amigos num final de semana? Aí é o lugar para ser feliz e curtir o jogo e vibrar.
Qualquer coisa que se faça enquanto profissional não deve te jogar muito longe da estabilidade emocional. Pode parecer estranho para quem lê, mas o que mais me chamou a atenção aqui no site foi como os conceitos do poker fazem muito sentido também no mundo dos investimentos. Em geral se trata como cassino, como jogatina... mas de fato é possível jogar as possibilidades a nosso favor e ganhar no longo prazo, reduzindo ao máximo os efeitos adversos do acaso e contemplando e vivendo a coisa mais inteligente que já li aqui: o mercado é NADA.
Abracemos o tédio de olhar o BS 1x por mês e vamos botar energia no que interessa da vida. O tempo não é exponencial só no cálculo do juro composto.