Ouvindo o Bode do Bode com o @Bastter e o @Paulo, veio a ideia de escrever sobre como
poucas palavras foram suficientes para clarear o que foi discutido nos últimos 3 Bodes (100 - 102 e 103). Pode parecer idiota, mas (para mim) a escolha delas no diálogo trouxe reflexão por um bom tempo.
Vulnerabilidade: Durante a conversa surge essa palavra, não lembro o momento exato, mas vulnerabilidade é estranho. Não sei com vocês, mas parece que o ego DETESTA essa palavra, sobe um frio na alma pensar "Eu me sinto vulnerável" ou "Cara, me sinto...fragilizado".
A reação à ela leva ao caminho que o anxty sumarizou de "desconforto pelo desconforto".
Não reconhecer uma vulnerabilidade pode te levar a fugir dela. Você cai no exemplo do Bastter do "cara que começou no pedal, ficou naquela de sempre mais e mais, e depois sumiu". Era apenas uma fuga.
Se não nesse tipo de fuga, cai na mão dos gurus, de certos autores, analistas; que te pegam no momento da fragilidade e você se prende aos ideais vendidos por eles, como se fossem sua única salvação...
Ajoelha no milho, acorda 3 horas da manhã para tomar banho frio, faz uma dieta maluca...Para alguns melhora, sim, como exemplificado, mas é fácil também cair por terra...outra fuga.Quando clamar a si: "Me sinto vulnerável" - e subir aquele medo, aquela...ansiedade - não fuja, entenda. "Pelo que me sinto vulnerável? Por quê ando me sentindo assim?"
Construir e Destruir: A vida não parece ter um mapa, é como se você tivesse apenas uma bússola para buscar o equilíbrio, não vai ter um jeito definitivo de saber onde você se encontra...
Ao longo do Bode, também surgiram essas duas palavras maravilhosas. Mas interessante...
Não construir é diferente de destruir.Quando no Bode 100 o Bastter entrou no "conflito" entre
conforto e
desconforto (1), a palavra que faltou no momento foi
acomodação.
Não construir é se acomodar, você fica estagnado, a vida vai te jogando para trás. Esse é o extremo inferior, você vive a mediocridade.
Mas existe o extremo superior, o
destruir; separado por uma linha muito - muito tênue - do
construir. Aqui os exemplos do esporte caem como uma luva, aqui é o que o anxty se referiu como "matar um leão por dia"
Você cria uma compulsão por algo, quer sempre mais e mais. Evoluir, avançar, evoluir, avançar, mais peso, mais horas de estudo, mais...(x100).
Reconhecer-se nesse ponto é igualmente difícil. Você cai aqui quando a sua "ação" começa a
destruir outras partes da sua vida; o acúmulo de expectativa que você estava
construindo para progredir no longo prazo DEIXA de ser o foco ou DEIXA de compensar, pois ele acumula expectativa negativa em outra área.
-Você briga com a esposa para ir se matar no esporte, para superar infinitamente seus PR's...
-Você deixa de aproveitar os momentos com sua família para se sacrificar mais e mais no trabalho, não desgruda do e-mail ou da conversa no Zap com o chefe. O dinheiro te chama, te tenta...
A sua pirâmide de Maslow balança (2), a sua tríplice: sONcial, Sono, Saúde Física e Mental - acho que é assim que o Paulo fala no Bode - começa a ser sacrificada.
Você escravizou sua mente com miséria e insatisfação auto imposta.
Por fim...acredito que dá para responder, com esses 3 brilhantes Bodes, a indagação do Bastter no Bode 100. "E se o cara quiser tentar? Treinar para o
Tour de France? Qual o problema de se desafiar?
Nenhum. Nenhum se ele consegue manter o resto da vida em equilíbrio. Se o treino não for subtrair ele de outras responsabilidades com a família, com o trabalho, com tudo aquilo que também suporta a vida dele (3). Se dá para
construir sem
destruir uma outra área, parece que tudo bem...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essas foram minhas impressões depois de refletir sobre os bodes. Foi gratificante poder ler e acompanhar, nas últimas semanas, o "desenrolar" por trás do Bode do Conforto. Por uma artimanha do destino, o que foi postado aqui na comunidade casou muito com o que foi discutido...Obra dos bilionários de Mônaco que preveem e ditam o mercado.
Nunca imaginei que o site que entrei procurando "investimentos" me traria interesse em assuntos diversos de saúde, esporte, e PAS.
----- Referências e Posts Citados -----(1)
"Que você busca se sentir confortável, mas só o desconforto traria evolução e, por ventura, um conforto; mas o excesso de conforto te derruba."
(2) Post do Paulo do "Luxo no Longo Prazo":
Longo prazo é um luxo que se conquista fazendo o básico. - #PAS - Bastter.com(3) Foi citado nos posts e nos Bodes a questão dos atletas. Muito difícil, pelo menos para mim, não assONciar o esporte ao contexto explorado nos citados. Um atleta compete, busca a superação contínua, mas a sua vida também é voltada para isso. Seu sONcial é possivelmente com outros atletas, a competição é seu trabalho, a família provavelmente apoia. É uma exceção da busca pelo "mais e mais", porque todo o resto é desenhado para isso...eu acho