Olá pessoal,
Estou numa situação que está muito difícil traçar um objetivo para meus investimentos.
Tenho 25 anos e trabalho com T.I desde os 16 anos. Aos 23 anos decidi viajar pela europa por tempo indefinido, trabalhando remotamente e desde então quase não toco mais no meu patrimônio brasileiro, porque já tenho um bom dinheiro aqui que cada vez aumenta como fruto do meu trabalho.
Sempre tive uma cultura poupadora e no Brasil tenho 97% em poupança e 3% em ações ON de boas empresas.
A minha dificuldade é decidir onde aportar sem ter residência fixa em algum país, por exemplo, como decidir qual TD comprar? Se eu soubesse que voltaria em 2 anos compraria SELIC, se voltasse a 10 anos ou mais compraria IPCA, e se eu decidisse ficar por aqui acredito que seria mais vantajoso retirar todo meu patrimônio do Brasil.
O meu plano é continuar viajando até quando cansar e mesmo assim, se algum dia quiser ficar em algum país, tenho a possibilidade de tentar algum Sponsor, ou simplesmente voltar pro Brasil.
Tendo um futuro tão incerto seria melhor esquecer o TD, deixar uma altíssima porcentagem na poupança e começar a diversificar com uma baixa porcentagem em renda variável?
Quero evitar ao máximo ficar entrando e saindo de investimentos girando patrimônio.
OBS: Ainda tem aquela questão de eu não ser considerado mais residente no Brasil por que tem mais de 12 meses que não piso no Brasil, pesquisei sobre isso aqui e li 3 ou 4 tópicos gigantes inteiros (vi muita gente que passou anos fora e nada aconteceu) e ainda assim não consegui tomar um decisão, não fiz minha saída definitiva, pode ser que um belo dia o banco suspenda minha conta e peça para eu retirar todo o dinheiro, aí teria que converter o dinheiro e girar todo o patrimônio.
Obrigado.