Link para o FAQ 
A maioria não entende exatamente porque eles são bullshit.
A razão principal é que com ETFs e fundos que são duas faces da mesma porcaria, você não adquire o pensamento de sONcio, sem o qual é impossível resistir vender no fundo.
Quando o argumento então é de que stock picking não vence o índice, ta selado seu destino de vender no fundo em meio a queda forte.
É MUITO DIFÍCIL RESISTIR A VENDER NO FUNDO QUANDO O MERCADO DESABA 60% OU MAIS E FICA ANOS E ANOS NO FUNDO COM NOTICIAS DE FIM DO MUNDO TODOS OS DIAS E CIRCUIT BREAKERS, ETC.
A sua única chance é se você se considerar sONcio da empresa e não detentor de um papel. Com ETFs e Fundos isso é impossível. E vou dizer mais, durante o período de alta é realmente mais fácil comprar um ETF. para que ter o trabalho de escolher ações se tudo sobe e o ETF também. Mas na longa estrada com ETFs e Fundos vai ficar tudo pelo caminho.
Você não tem de bater nada, superar nada quando é sONcio. A noção de bater alguma coisa leva a rentabilidade e rentabilidade é o caminho mais certo para a venda no fundo. 90% ou mais dos que estão comprando ações, ETFs, Fundos de ações agora nunca passaram por uma queda de verdade. Acham que o Joesley day é uma queda, acham que cair 20% é o fim do mundo.
Quando vier a queda de verdade e vai vir, só não sabemos quando, vai ser o primeiro na fila de vender no fundo. Se voce tem 0,0000013% da grendene é pouco mas você tem alguma coisa, você passa na loja no shopping e fala para a esposa, sou sONcio. Por mais deslumbrado que seja isso e a tendência é mais a frente nem lembrar do que é sONcio, no início isso serve para incutir que você tem um pedaço daquela empresa e não um papel ou uma ação. Que o que importa é que a empresa permaneça boa e não que a cotação subiu ou caiu.
Com ETFs e Fundos isso nunca vai acontecer. NUNCA. Você não é sONcio de nada, você tem papeis. Papeis que vão desabar durante a queda e pior, os outros que tem estes papeis, pois a maioria não tem ideia do que estão fazendo vão vender no fundo. Mesmo que o gestor seja bom ele é obrigado a comprar no topo e vender no fundo porque está entrando gente e comprando cota no topo e saindo gente e vendendo cota no fundo. Você está no meio de perdedores e vai fazer o mesmo óbvio.
Não negligenciem o quanto é difícil passar por uma longa queda. Só o que pode te salvar é a noção de sONcio. sONcio. O cara que tem uma parte da empresa, que divide o crescimento e os lucros da empresa. Você nunca vai ter isso com um ETF ou um fundo e não vai chegar no fim do caminho porque começou errado com o instrumento errado e pegou o primeiro desvio.
Estamos tornando cada vez mais fácil aqui no site montar uma carteira de ações diversificada para ser sONcio mas se você não quer ter o trabalho não tenha ações. É melhor do que ter estas porcarias.
E olha que eu nem falei de taxas de administração e performance, porque aí é sacanagem. Nem estou usando este argumento porque nem acho o mais grave apesar de grave também. O mais grave é que quando você compra estas porcarias não é sONcio de nada e sem ser sONcio você não tem chance.
E o argumento que não bate sei lá o que é a essência de como os argumentos de bullshit são feitos. O sONcio não deve querer bater nada senão ele vende no fundo porque no fundo ele não vai estar batendo nem a caderneta aí faz o que? vende tudo em pânico, óbvio né...
Risco dos ETFs nos EUA por @batatas
Neste artigo de novembro de 2019, fala-se que um quarto dos ETFs criados desde 2014 foram fechados (
25% of ETFs have closed since 2014, but it's a healthy trend, pros say ).
Quando o ETF fecha (
A Guide To ETF Liquidation ), você é avisado 30 dias antes, e, se não vender antes do fim, vai receber algo em torno do NAV (Net Asset Value). Tanto vendendo antes do fim quanto recebendo o NAV, se tiver mais do que 35k no ETF, terá que pagar o imposto sobre ganho de capital aqui no Brasil.
https://seekingalpha.com/article/4152108-indexing-is-not-buy-and-hold-investingO Bullshit do ETF e dos Fundos... - Ações - Bastter.comcomentario de @alexandre.schneider
"Acho menos problemático falar de ETFs do que falar sobre investir em IPO, turnaround ou COE, mas, para mim, existem alguns grandes problemas com eles, sendo o pior o fato de
tirarem a sua responsabilidade e o seu aprendizado.
investindo em ETF, você não vê uma empresa da sua carteira se tornando ruim ou mesmo quebrando, tendo que aprender a lidar com o erro e a perda. Você não vê o lucro acompanhando a cotação no longo prazo, seja subindo ou caindo. Acho quase impossível alguém que compra um ETF verificar se as empresas ali contidas estão tendo geração de caixa crescente ou não.
Então, você vai somente acompanhar o rendimento deles. Vai cansar de esperar o valor do seu ETF subir, porque nos livros dizia que eles tinham um rendimento real de 9% ao ano, e ele está andando de lado há 5 anos. Vai vender e colocar em outro mais arriscado, que subiu 200% nos últimos 5 anos. Aí esse novo ETF vai andar de lado por 2 anos. Então você vai voltar para a renda fixa, porque esse negócio de ETF é bobagem. Fora que vai querer comprar mais num bull market (porque só há notícias boas) e vender num bear market (porque o capitalismo vai ruir).
Acho que o investimento em ações individuais, FIIs, imóveis, stocks, REITs ajuda muito a entender que você está investindo em um negócio (ou num imóvel) e que ele está sujeito a épocas boas e ruins. Investir em ETFs, a meu ver, te impede de desenvolver uma mentalidade que vai te ajudar no longo prazo. Você investe em algo abstrato, não numa empresa. E isso faz toda a diferença.
Ah, e, claro, basta dar uma olhada no que tem nesses ETFs, principalmente os de small caps ou de "valor", que em teoria possuem retornos melhores, para notar a quantidade bizarra de empresas com resultados ruins."
ETFs - Medidas de Retirada, Material Educacional e Central de Discussões - Bastter Blue - Bastter.com