A maioria não sabe mas o Bitcoin foi lançado em 2008, há 14 anos atrás.
14 anos em tecnologia é uma eternidade.
Neste período que para mim não houve grande progressos nas criptomoedas, o sistema de pagamento dos bancos e cartões evoluiu uma enormidade.
Não estou discutindo NFT ou BC, apenas o uso ou não de criptomoedas pela comunidade que acho que está em decadência. Na minha visão já foi mais usado e houve tentativas de popularizar mas a maioria desistiu. Hoje eu não vejo absolutamente nada ou lugar algum ofertando pagamento em criptomoedas.
O fato é que em 14 anos praticamente nada aconteceu se analisarmos como meio de pagamento e continua extremamente complexo para a maioria da população. Por outro lado os bancos desenvolveram o PIX e deve entrar em breve o PIX mundial e popularizaram o pagamento por aproximação com celulares. Para que alguém vai passar por todo processo complexo de pagar com criptomoedas com estas formas extremamente simples de pagamento?
A minha impressão é que como meio de pagamento é MUITO difícil que as criptomoedas consigam concorrer com os meios oficiais dos bancos considerando que elas já estão ai há 14 anos então não dá mais para falar que não houve tempo. 14 anos é uma eternidade.
Outra aplicação que seria Reserva de Valor até pode se considerar uma parte da RV e isso é decisão pessoal então perde de tempo discutir mas mesmo para isso o ideal é que RV seja composta de ativos pouco voláteis o que não é o caso.
Sobra a especulação que é o que vem movimentando realmente as criptomoedas mas a especulação sabemos que de tempo em tempo encontra novos ativos. As pessoas cansam de perder em um e precisam ser enganadas que vão ganhar em outro.
Eu não achei dados confiáveis do quanto as criptomoedas estão sendo utilizadas. Se está crescendo ou não mas a minha impressão é que o pico já passou. Se alguém tiver estes dados.
Vamos tentar discutir isso sem paixões de ambos os lados...