(Spoiler alert) Aviso de sardinhagem e rolos. Texto gigante.
Comecei a investir na bolsa na crise do COVID (ou seja, sou um jovem sardinha), quem tinha um pouco de dinheiro na verdade era minha namorada, eu era estudante mais liso que quiabo. O espertão aqui seguindo Youtubers "investiu" boa parte dessa grana e ainda convenci minha atual esposa que ela devia fazer day trade e parar de trabalhar como fotógrafa (que por sinal ia bem até a crise, mas enfim não vem ao caso). Ou seja investi boa parte da nossa RE, nos deixando vulneráveis, e ainda fiz minha esposa ver bloquinhos.
No desenrolar do meu deslumbre e da crise falamos pro meu sogro investir tbm e aproveitar a "oportunidade", aqui que começa todo o problema...
Meu sogro é funcionário público dos que recebem bem, ajuda vários filhos a ex-esposa e ainda sobra um pouco, um cara tranquilo que só conhecia poupança até então, mas o gênio aqui apresentou o mundo da renda variável pra ele. Sim, Arrowgansa total com uma pitada de ego inflado, ansiedade e sei lá mais o que.
Vamos lá, o meu sogro investiu, sim conseguimos convencer ele. A sardinhagem não parou por aqui, eu cobrava por isso. Pois é, não sei de onde eu tirei essa grande ideia e como eu dormia à noite.
Com todas essas burrices e tudo mais, eu virei o guru dos investimentos das nossas famílias. Com certeza tem mais coisas pra eu confessar aqui, mas vou focar mais na parte do meu sogro, que pra mim é a pior, já que isso me incomoda até hoje.
Num rolê de final de final semana, com minha esposa e um casal de amigos (rolê massa, cerveja a vontade, peixe feito na hora, lancha, rio bonito, Sol, tudo pago pelo amigo rico), contei essas coisas pra esse amigo, me gabando logicamente, eu não fazia ideia mas ele é um REMOVIDO do site. Imaginem só a cara dele, lembro de ele ter olhado pra mim com uma cara meio assustada e me disse, "vc não devia fazer isso, depois dê uma olhada nesse site e fala pra patroa parar com isso de day trade".
É meus amigos, conheci a bastter.com assim, pelo menos foi o primeiro incentivo, lógico que o sardinhão aqui relutou um pouco, mas depois que comecei a frequentar aqui vi que eu só tinha feito besteira.
Algumas delas eu corrigi no início, como minha namorada fazendo day trade, outras demoraram mais, refazer a RE, por exemplo, ainda estou trabalhando nisso. Tbm já falei que perdi tudo e só tenho dívidas pra todos da família e ninguém mais quer saber das minhas dicas. Parei de cobrar meu sogro (escrever isso é mais difícil do que eu pensava, pq me sinto o cara mais burro do mundo) e falei pra ele parar com isso de bolsa, essa parte não deu certo. Pq o pior aconteceu, meu sogro ganhou dinheiro com os meus investimentos...
"Meus investimentos" vejam só como o ser humano pode ser tão burro, realmente a burrice não tem limites.
E ele vive falando que já é quase um milionário graças a mim. Ele já falou essa frase tantas vezes e eu já tive muitas reações ouvindo isso. Acreditem eu já achei que eu era o escolhido. Hoje eu só fico fazendo cara de paisagem enquanto ouço isso e pensando se isso vai acabar um dia e de que forma isso pode acabar bem.
Obs.: Quando o chefe fala que se vc contar dos seus investimentos vão te pedir dinheiro emprestado, seu cunhado vai te falar p fazer isso, vai te perguntar onde investir e ainda vai te culpar se der certo ou errado, é tudo verdade!
Sim, meu sogro é quase milionário e isso virou minha herança da sardinhagem. Eu sei que não tenho nada a ver com isso, pq ele trabalha e poupa, sempre teve dinheiro e ficar rico era consequência (já falei isso pra ele, mas de alguma forma ele acha que sou eu). Não posso fazer nada em relação a isso e a cada dia que passa o seu patrimônio cresce, ele se empolga mais, economiza mais e faz mais planos de uma velhice feliz. Ele virou o cara que economiza em tudo pra aportar mais, já que é quase milionário. Esses dias não queria comprar uma camiseta de 40 reais, oras, tem várias de 20 ele falava.
Tentei muitas vezes apresentar a bastter.com pra ele, mas ele mal sabe ligar o computador.
Desistir dos investimentos? Nem pensar... Claro né, só sobe e mesmo quando cai ele vê "oportunidade"
Imaginem eu nas reuniões de família, ele falando essas coisas, se gabando para todos que só nos EUA ele já ganhou os caceta e no Brasil tbm, "fala aí meu investidor como chama aquela ação mesmo com W", ele fala em voz alta, e eu fico pensando como é que fui me colocar numa situação dessa, o pior é que logo vem a resposta na minha mente, burrice minha, claro, sempre é burrice nossa (a voz do Bastter falando comigo). Outros pensamentos me surgem como, comprei Tesla pra ele, isso nunca vai parar de subir? E a WEG, vai deixar ele milionário mesmo? Quando isso cair como eu vou explicar? E se ele perder tudo? Nem a MGLU consegue diminuir o dinheiro desse cara pra ele desanimar... Infelizmente ele me faz lembrar do Mercado sempre que pode. Graças a isso tudo, pra mim não ir nas reuniões de família se tornou algo maior que fugir da sogra.
Os juros compostos dele viraram minha bola de neve do arrependimento.
Já pensei tantas desgraças, até algumas piadas. Esses dias ele tentou abrir o home broker sozinho, errou a senha diversas vezes, travou tudo, ligou nervoso pra gente, minha esposa teve que resolver. Eu estou prestes a transformar um boomer em milionário da bolsa... Na vdd eu só me causei problemas, era pra ele ser mais um velhinho feliz com dinheiro na poupança.
Não sei onde isso vai dar. Espero muito que acabe bem (coisa que eu duvido mais a cada dia). Minha esposa conseguiu convencer ele a investir só em renda fixa daqui pra frente, pq ele acompanha as notícias e elas não são nada boas, segundo ele mesmo. Fiquei mais tranquilo dessa forma, mas não faço ideia de como resolver isso. No fim acho que não tem uma solução. Meu próximo passo é dar um livro físico da bastter.com pra ele (mas já admiti pra mim mesmo que o que eu fiz não tem volta)
Nunca falem dos seus investimentos pra ninguém. Não se metam. Não tem como isso dar certo. Me coloquem nas suas orações.