Resumo: Obrigada Bastter, moderados e comunidade. Aprendi, aprendo e espero continuar aprendendo com vocês.
-x-x-
Textão
Conheci a Bastter.com em 2016 por indicação de uma amiga. Cheguei, achei tudo muito confuso. Baixei a planilha para controle de investimentos e fui embora. O site tinha uma proposta absurda: EU teria que estudar e Eu teria que escolher os ativos que entrariam na minha carteira. Pensei: "como assim?! Não vou assinar esse site. Vou assinar um relatório fuderoso em que o analista vai me dizer o que comprar. Óbvio que ele tem mais condição e conhecimento para decidir sobre o que fazer com o meu dinheiro do que eu".
Sim, o nível da maluquice era esse. Na verdade, o nível era pior.
De 2014 a 2020, montei uma linda carteira de lixos diversificados. Rolo com imóvel (terrenos - no plural - com documentação 0% ok), fundo de tesouro Selic, fundo de ações que comprava derivativos (claro que eu não sabia nada sobre o fundo). Na carteira com aproximadamente 20 ações, 15 micos, uma superpas. Se eu jogasse meu dinheiro no lixo, dava menos trabalho.
Até que em 2020, rolo com imóvel, pandemia, tudo desabando... Não dava mais... Por que eu não conseguia aprender com os erros? Por que fazia investimentos que não passavam no teste do travesseiro?
Não sei explicar como a Bastter.com voltou ao meu espaço psicológico: "Ah é... tem um site que o cara fala que tem que estudar. Meu problema é esse mesmo. Tenho que estudar. Vou olhar as redes sONciais e o Youtube da Bastter e ver o que tem por lá".
Comecei a assistir vídeos no Youtube e achei o Chega de burrice com imóveis. Virei Bastter Blue por causa desse vídeo. Minutos iniciais: não pode assumir risco pequeno de dano grave. Fim. É só isso. Fiquei em débito com o Bastter e teria que pagar assinatura por pelo menos 10 anos.
Voltei para a Bastter.com com um olhar mais malicioso. Virei assinante e comecei a ler faqs e posts antigos, acompanhei a chegada dos bodes. Era cada virada de chave na cabeça que demorava uns três dias para eu me achar. Não esperava por isso. O conteúdo que achei aqui salva vidas literalmente.
Me sinto muito bem fazendo parte dessa comunidade, me identifico com tantas histórias e sou contagiada por esse movimento de pessoas buscando evoluir.
Bastter, são muitos agradecimentos e um deles é pelos bodes. Vc não tem noção de como me ajudou. Defendi minha tese de doutorado graças a eles: "Afetados não evoluem", "Segue em frente, sempre em frente", "Vai pelo caminho mais fácil", "O seu time é só você". Deixo também um agradecimento especial para o Paulo. Num vídeo, ele diz "Se sentir fome, come. Se sentir sono, dorme". Óbvio né!? No meu caso, se eu não tivesse ouvido o Paulo, provavelmente estaria brigando com o sono e com a fome até agora e não teria uma tese pronta.
Nos investimentos, me livrei dos imóveis que não existiam, me livrei dos fundos. Devagar, estou organizando a carteira de ações.
Obrigada aos moderadores porque aprendo muito lendo o conteúdo produzido e as respostas dadas aos foristas sobre investimentos, sobre IR, sobre saúde, sobre esportes, sobre deixar a pasta de amendoim de cabeça para baixo. Obrigada à galera que posta sobre os mais variados assuntos e agrega tanto valor a essa comunidade.
Cheguei aqui para estudar sobre investimentos e achei algo muito maior. Algo que me dá forças e ferramentas para seguir em frente todos os dias. Alguma coisa daquele acesso lá em 2016 ficou guardada e me fez voltar. Obrigada Bastter pelo que você faz aqui, por falar o óbvio, por ajudar tantas pessoas e por reunir um time de moderadores tão especial.