Link para o FAQ1 - Entender que provento é descontado da cotaçãoÉ fundamental entender isso, porque sem esse entendimento você fica caçando FII que rende mais, fica assistindo 45983 youtuber martelando sobre assunto "proventos", "DY", "fim do mercado de FIIs", fica vendo entrevista de gestor prometendo yield, e fica sustentando o mercado que sobrevive de iludir pessoa física com renda:
Provendos dos FIIs sendo descontados na prática - FIIs & Imóveis - Bastter.comEntendendo que provento sai da cotação, e que reaplicar ele é que faz o patrimônio crescer, voc? coloca FII na sua carteira pelo que ele realmente é - uma opção de diversificação no segmento imobiliário
2 - O que importa para FII é resiliênciaO que afeta resiliência:
- Gestão ativa: aceitar ou pelo menos tolerar o histórico da gestão
- Diversificação do portfolio em número de imóveis e inquilinos, quanto mais melhor
Não tem um FII com rolo grande que conhecemos, que não esteja relacionado à ter baixa diversificação ou gestão: rolo grande com RF por conta de cotista majoritário (ABCP) provavelmente não aconteceria em FII multi/multi, rolo com inquilinos significativos que saem e o FII fica sem renda (CTXT, ALMI, FAMB, BBFI), outros rolos como XTED, MFII, antiga gestão do "BTLG", gestor que cobra performance em cima de 100% CDI, etc. Escolhendo gestores por histórico e escolhendo FII por diversificação, as chances estão totalmente a seu favor
Naturalmente isso envolve ter ativos/gestores com histórico, então elimina todos FIIs/gestores com pouco histórico. Cada um escolhe o tempo que achar melhor; um parâmetro inicial seria 3-5 anos de histórico.
Pronto, não precisa analisar mais nada se fizer isso. Quanto tempo foi perdido discutindo esses FIIs abaixo, ao longo de uma década, qual é melhor, qual é pior, acompanhando tudo, entrevista, live, não sei o que. No longo prazo, os FIIs bem geridos deram retorno de - pasmem - o mesmo patamar de retorno. São FIIs totalmente diferentes, incluindo papel, incluindo até um de gestão passiva - a gestão passiva, que quando dá certo dá muito certo:




Então, vamos simplificar a análise de FIIs assim como fazemos com os outros ativos?
Mas não esqueçam: o número 1 é fundamental para chegar nessa simplificação. Sem ele o investidor fica preso em todos jargões e ferramentas que o sistema criou para lucrar em cima de pessoa física que quer renda.