Link para o FAQ
Então o argumento de que vou pagar um gestor que "sabe muito mais do mercado do que eu e vai ter retornos acima deste" não se sustenta. Sim, algumas vezes os gestores conseguem fazer movimentações acima da média do mercado mas isso não se traduz em RETORNO ACIMA DO MERCADO para o investidor de FOF.
E a diversificação? muitos colocam FOF na carteira porque teoricamente estariam diversificando bastante com um único ativo e não precisam perder tempo estudando.
Porém quando você investe em um FOF com 20 ativos na carteira, seu risco não está diluído em 20 partes, apenas o risco dos ativos está diluído. O FOF continua sendo um único ativo, com um gestor, um conjunto de cotistas, portanto é uma diversificação que a meu ver é tão falha quanto achar que EuTôF... de ações é diversificação.
No próximo gráfico eu peguei os top 20 do Bastter Rating. NÃO É INDICAÇÃO DE ESTUDO. Eu só peguei os primeiros 20 FIIs que incluem FIIs de papel e tijolo, e fiz uma rápida comparação. Se o usuário chega aqui no site e estuda mesmo de maneira simples usando o bastter rating como filtro de estudo, FACILMENTE ele monta uma carteira superior ao FOF sem pagar um terceiro para gerir seus ativos:
FOF paga IR ao obter lucro na venda das cotas de outros FIIs, e tem que entrar com pedido na justiça para reaver os valores pagos porque segundo a interpretação dos gestores não deveria pagar. Até agora tem conseguido reverter os valores pagos, mas não muda o fato de ser um rolo a mais nesse ativo e um risco a mais totalmente desnecessário pois poderia comprar as cotas diretamente
Aviso 1: Bastter Rating não é e nunca vai ser indicação de compra. É um ranking feito pelos usuários que tende a ser um filtro de qualidade melhor do que um índice como o IFIX, que usa critérios de liquidez para seus pesos. User como GUIA PARA ESTUDAR porque são os ativos com mais comentários e isso facilita o estudo.
Aviso 2: Sim o gráfico é descontado de proventos e desdobramentos
Aviso 3: "Longo" prazo porque esse é o período de existência do IFIX, que ainda é bem curto.
Aviso aos pela saco: não é para ficar olhando maquina de triturar sardinhas. Ela foi usada no estudo justamente porque os FOFs tem como premissa superar o mercado. Então comparei FOF x Mercado.
Sim, tem FII que ficou abaixo da média, mas as chances estão a seu favor estudando os ativos e selecionando por qualidade ao invés de seguir um índice ou um FOF gira gira.
Conclusão: Estudem e escolham os ativos!
Para de terceirizar seu patrimônio !
Cada vez mais temos materiais para simplificar e facilitar a análise. Os quadros estão mais completos. Estamos melhorando o sistema #PAS. Implementamos os comentários dos comunicados dos FIIs. o @Fernando fez um livro e diversos vídeos com foco no estudo dos FIIs do zero. O que não falta é material para estudar e escolher os ativos.

Discussão:
Estudo: FOFs x Mercado no "longo" prazo - FIIs & Imóveis - Bastter.comMedidas de contenção - FOF de research - Bastter Blue - Bastter.comAtualizado em 2021