Não, esse post não será um apanhado de eventos que aconteceram esse ano.
Será muito mais uma reflexão sobre aquilo que fazemos desses eventos.
Reflexão 1: Quantos fatos que aconteceram esse ano continuam relevantes para o mundo em 27/12/2023?
Provavelmente você lembrou da guerra Israel-Hamas, ondas de calor ….
O fato é que a imensa maioria das notícias do ano já são completamente irrelevantes ao final do mesmo ano.
Reflexão 2: E se você tentar lembrar um período maior. Quantas notícias de 2013 são relevantes hoje, e 2014….
O que é relevante de verdade é o impacto que essas notícias tiveram em você. Talvez você tenha acompanhado algum crime violento, ficou mal com aquilo, prometeu fazer mudanças, mas três dias depois aquilo sumiu e você simplesmente não mudou nada.
Reflexão 3: e se você não tivesse contato com nada e não soubesse de nenhuma notícia de 2023. Teria mudado algo?
Provavelmente sua via continuaria igual a do dia 27/12/2022, sem mudança alguma por causa desses fatos. Da mesma forma que está hoje.
Os estudos nessa área são extensas:O impacto de notícias em saúde mental é amplamente estudado. E a imensa maioria mostra aumento de estresse, ansiedade, e piora da capacidade de tomada de decisão.
Esse por exemplo avaliou o impacto da cobertura da mídia na saúde mental logo após o bombardeio na maratona de Boston (que você nem lembrava que aconteceu)
Ver maisO gráfico mostra a relação entre horas de exposição a notícias sobre o evento e a quantidade de estresse. É óbvio que ninguém evitou ser bombardeado porque ficou horas vendo TV. Mas o impacto na saúde mental aconteceu.
Fonte: https://www.pnas.org/doi/epdf/10.1073/pnas.1316265110
E em relação aos crimes:O FBI americano faz um levantamento desde a década de 80 comparando o número de crimes violentos em relação a percepção das pessoas. E o Gap entre ambos é enorme
Ver maisMas a quantidade crimes violentos diminui em basicamente todas as esferas. O mesmo fenômeno acontece no mundo inteiro.
A verdade dura é que a imensa maioria das notícias são completamente irrelevantes para o mundo. E se for considerar somente a sua vida nenhuma teve qualquer relevância pra você. O mundo não acabou nenhuma vez. O que se alterou com frequência foi sua percepção da realidade, seu estresse, o tempo que você deixou de produzir ou se dedicar à sua família. Esse é o único impacto verdadeiro das notícias na sua vida.