33 As verduras do check-up comentada em 06/01/2024 10:53 Saúde e Esportes Stoic em 03/01/24 7:47 comentada em 06/01/2024 10:53 “Mas doutor eu fiz o check-up há 6 meses e não deu nada”.Essa frase é dita no consultório médico quase semanalmente. É começo de ano e como sempre entrar na moda o tal do check-up. O coquetel de ilusão de certeza que boa parte das pessoas faz achando que isso vai concertar a própria saúde. Então aqui eu vou mandar as verdades duras sobre o check-up. Aquelas que as pessoas escolhem ignorar quando descobrem. E até resolvem xingar quem contou. O que é?Aqui eu estou falando de ir numa clínica e hospital e passar lá várias horas fazendo um monte de exames e passando por um monte de médico que você nunca viu e nem vai voltar a ver. Eu não estou falando de você fazer algum exame porque seu médico pediu.Verdura 1 - Não diminui mortalidade ou morbidadeSe você tem esperança de fazer o check-up pra descobrir algo precocemente e evitar morrer eu sinto te informar que isso não funciona. Essa revisão extensa da cochrane mostra ausência de benefício dessa estratégia:General health checks in adults for reducing morbidity and mortality from diseaseNa revisão incluíram 17 estudos, com mais de 250.000 participantes. Entre os que fizeram check-up não houve redução de mortalidade por câncer, AVC, infarto. Na imagem a seguir temos o impacto de fazer screening de câncer de próstata com PSA. Não altera mortalidade, e 20 pessoas a mais são sobre diagnosticadosVer maisFonte: Overdiagnosis in primary care: framing the problem and finding solutions | The BMJVerdura 2 - Não foi o gato que entortou o telhadoSe você é daqueles que acredita que melhor achar alguma coisa é melhor que perder tempo eu sinto de informar que não é bem assim. Veja a imagem a seguir.É claro que só de olhar você sabe que não foi o peso do gato que entortou o telhado. Nessa situação é fácil. Mas em saúde humana existem diversas situações que se assemelham a esse gato.30% das pessoas saudáveis tem hérnias de disco. Algumas que descobrem isso ao acaso se submetem a intervenções desnecessárias. E outras tem complicações graves como tetraplégia. A imensa maioria dos nódulos hepáticos, renais e pulmonares são benignos.Verdura 3 - O sistema adora check-upJa fiz um texto no passado mostrando que o sistema todo lucra com volume. É quase tudo fee-for-service. O médico ganha por cada exame que ele faz, o hospital ou clínica lucram alto. Tem até plano de saúde que gosta disso. Incluem como propaganda e fecham um pacote com o hospital mais próximo.Verdura 4 - se livre da ilusão de controleExiste uma parcela relevante da sua saúde que você simplesmente não pode modificar. Têm relações com sexo biológico, genética, hereditariedade, etnia e idade. É claro que todos devemos prezar por uma vida saudável. Mas não se iluda achando que isso garante alguma coisa.Pessoas que nunca fumaram tem câncer de pulmão, crianças tem leucemia, jovens tem AVC e todo o resto. A vida pouco se importa com aquilo que o ser-humano chama de justiça.Verdura 5 - Exame depende de avaliação préviaA capacidade de um exame ajudar a diagnosticar a doença depende da probabilidade dessa doença existir ser alta.Imagine um exame 100% sensível na identificação de câncer de mama. Mas com taxa de 5% de falso positivo. Considere que 1 em cada 1000 mulheres tem câncer de mama com menos de 50 anos. Qual a probabilidade de uma mulher de 45 anos que teve esse exame positivo realmente ter câncer?Se pensou 100% errou!Se a cada 1000 mulheres com essa idade 1 tem câncer. E se o exame tem 5% de chance de dar resultado positivo (50 em 1000) chegamos a conclusão que o exame vira positivo 51 vezes a cada 1000 vezes em que ele for realizado.A chance então da mulher ter câncer de mama após o exame positivo é 1/51 ou 2%. Agora imagine que uma mulher descobriu um nódulo. E o médico sentiu que esse nódulo era duro e aderido. Digamos que a incidência de câncer em mulher com nódulo seja 10 a cada 1000.Ou seja, o exame agora identifica 10 pessoas com câncer e mais 50 falso positivos a cada mil testes. A chance agora com teste positivo é 10/60 ou 16% de realmente ser câncer.Em outras palavras a possibilidade de ter uma doença é altamente influenciada pela probabilidade antes do exame. Essa probabilidade é calculada de acordo com a presença de sinais e sintomas de doença.Verdura 6 - Medicina do futuro não é robô de diagnósticoBoa parte das pessoas se anima quando vê a história do robô que faz mil diagnósticos com apenas um gota de sangue. É bem pouco provável que isso realmente aconteça. O futuro da medicina provavelmente será por hiperssegmentacão, ou seja, algoritmos capazes de estratificar grupos de forma a aumentar consideravelmente a probabilidade pré teste que expliquei antes. E depois de aumentar a chance de alguém responder a um tratamento X ou Y.Verdura 7 - check-up negativo também não garante nadaComo disse no início com muita frequência o diagnóstico aparece poucos meses depois de um check-up negativo.Uma parte considerável das doenças tem fases precoces com exames completamente negativos. É muito comum inclusive que o diagnóstico seja considerado apesar de exames negativos que só aparecem longos anos depois.Verdura 8 - evidência anedótica não serve pra nadaSempre que falamos de check-up aparece alguém pra falar do tio, primo ou prima que foi salva por ter descoberto um exame cedo.Primeiro que evidência pessoal tem pouco valor científico.Segundo que o fato de algo ter sido descoberto não significa que a pessoa iria morrer daquilo. Mesmo quando se trata de câncer existe um percentual relevante de neoplasias que simplesmente nunca evoluem. E pra cada uma que realmente evoluiu outras tantas passariam completamente escondidas.Resumindo tudo o tal check-up é uma ferramenta puramente comercial. Criada para enriquecer o sistema utilizando da necessidade humana de certeza e controle. Existem várias evidências demonstrando que o check-up, assim como estratégias de rastreio populacional não reduzem mortalidade e aumentam o sobre diagnóstico.Quer cuidar da sua saúde: faça exercícios, alimente bem, controle sono e estresse e tente um médico que saiba que exame depende da capacidade dele de avaliar seu caso e calcular risco antes do exame. Qualquer coisa diferente disso é ilusão de certeza.