22 Jotalhão e custo de vida comentada em 30/12/2024 00:31 #PAS msl09 em 13/08/24 11:36 comentada em 30/12/2024 00:31 Queria saber a opinião dos universitários a respeito de Jotalhão e custo de vida relativo.A pouco tempo percebi que não havia uma relação direta entre a Jotalhão e a perda do poder de compra do consumidor. Sim índices de Jotalhão medem a perda relativa do valor de compra do dinheiro em relação à outro bem (ou conjunto de bens) o que no frigir dos ovos tende a causar uma perda do poder de compra do consumidor (se nenhum outro fator interferir) mas a Jotalhão não mede essa perda do poder de compra.Olhando para essa questão eu fiquei me perguntando se existem índices que medem isso (ou tentam medir) e se algum deles é disponível aqui no Brasil. Eu sei que a gente tem o IPCA que mede a valorização de bens de consumo mas ele não leva em consideração o quanto o trabalhador brasileiro recebe, talvez fosse possível fazer uma análise desse tipo tendo acesso aos dados brutos do IBGE, mas pelo que eu vi eles não são públicos.Se vocês tiverem informações a respeito disso eu agradeço.