Oi pessoal, bom dia.
Estou passando por um dilema acadêmico/profissional que gostaria de dividir com vocês. Tenho o sonho de fazer Oftalmologia na USP ou UNIFESP, que são as duas melhores instituições do país nessa área.
Infelizmente, neste ano, não consegui o desempenho necessário para ingressar nessas instituições.
Por outro lado, alcancei desempenho adequado em instituições de ponta, como a UFMG (o terceiro melhor centro do país...), UFPR e UFG. Apesar de ser um grande privilégio, não é o que eu quero, apesar de representarem ótimas oportunidades para iniciar minha formação.
Estou pensando seriamente em trabalhar em uma unidade de saúde nos próximos 1 ou 2 anos e tentar novamente, focado exclusivamente nas provas das instituições que realmente desejo, mas por outro lado, aproveitar as oportunidades que tenho agora pode ser uma decisão igualmente sensata, vendo que foram 2 anos de preparação muito onerosos, e eu chego no final de 2024 realmente muito cansado. Fora as coisas da vida... namorar, casar, ter filhos, enfim...
O que eu não estou enxergando na questão de ou insistir no sonho e adiar a residência ou iniciar a especialização em uma instituição que, mesmo não sendo o que eu quero, também oferece excelente formação.
Obrigado pela atenção e por dividir as opiniões e experiências de vocês. Abraço!