Eu e minha namorada estamos analisando a compra do primeiro imóvel para casar, e surgiu uma casa exatamente do jeito que queremos num ótimo bairro (emoção, por isso estou vindo aqui).
Após a visita, fomos informados de que a casa com 3 pavimentos nao estava 100% regularizada. Cogitamos comprar, afinal mais da metade das casas no país tem algum problema de documentação visto a burocracia infernal e é o que podemos pagar a vista, com excelente localização.
Na certidão de inteiro teor atualizada, consta no terreno apenas a casa anterior de 1994 com 1 pavimento que foi demolida também sem averbação.
Nas certidões negativas está tudo certinho com os donos, um casal de idosos vivos e sem rolos, e com o imóvel, sem débitos ou pendencias.
O grande problema é o valor venal quase 10x abaixo do valor que pagaríamos no imóvel, o que talvez causaria uma fiscalização da prefeitura para regularizar e me fez inclinar no negócio, mesmo com um advogado informando que pode transferir "do jeito que está registrado no cartório, omitindo a casa atual".
Nao teria interesse em regularizar nem vender no futuro (a cidade nao é tao grande e a maioria nao é 100% regularizada), apenas ter uma casa e uma localização boas para viver.
Gostaria da opinião da comunidade pra saber se é burrice e se tem possibilidades de dar muitos problemas. Mas já estou quase desistindo, nao quero entrar em rolos.