Boa noite pessoal
Estou enfrentando um grande problema com o Itaú / Íon, e não sei como proceder.
Dia 22/01 iniciei o dia com 1800 ações da Wege3 e fiz uma ordem de venda de 150 ações e foi executado corretamente.
Um pouco mais tarde no mesmo dia, fui tentar vender mais 100 ações da Wege, só que o sistema enviou uma ordem de 2467 ações, e foi executada, ficando a descoberto em 817 ações.
Fiquei desesperado e estranhei essa operação, já que a plataforma não permite vender mais ações do que você tem em carteira. Liguei para a corretora e os analistas ficaram de analizar a situação, e no fim do dia antes do pregão fechar, me retornaram falando que eu é quem tinha enviado a ordem e recomendaram a recompra das ações para que eu nao fechasse o dia descoberto.
Eu relatei o problema para o analista, informando que a plataforma não permite venda de ações maior do que você tem em carteira, mas ele insistiu em dizer que estava tudo correto. Cheguei a fazer testes de vendas de ações de outras empresas para verificar se era possível vender mais do que está disponível, mas a plataforma não permitiu. No fim, acabei recomprando 818 ações de volta, comprei 1 ação a mais para eu provar para o analista que o sistema nao permitia vender mais do que está na carteira, mas foi em vão, não tive nenhuma ajuda.
Me restou abrir reclamação no SAC e na Ouvidoria, e para minha surpresa, fecharam os chamados relatando que não tem problema nenhum na plataforma.
No fim, vou ter que pagar DARF por uma operação que não desejei, vendi toda minha posição que eu não queria e tenho que arcar com o prejuizo da recompra das ações que estava a descoberto.
Achei um absurdo, revoltante, já que reuni evidências do erro da plataforma e comentei com o analista que ainda que eu tenha digitado errado a quantidade de ações que eu queria vender, o sistema não iria permitir. Inclusive no proprio site da corretora informa:
Não é possível enviar ordem de vendas a descoberto de papéis que estejam disponíveis para venda na sua custodia. Para enviar ordem de vendas a descoberto, você deve encerrar sua posição do ativo.Alguém já passou por isso? Como proceder nesse caso?