Pessoal, lendo aqui vi que resgataram tópico sobre um golpe, e após ler e concordar que devemos evitar estranhos e ligações (o que já faço há muito tempo) mesmo assim quase cai em um e quero contar pois pode até ajudar alguns aqui.
Detalhes para o contexto:
- Sou profissional da Saude
- Trabalho em uma cidade relativamente pequena
- Tenho redes sociais, site e por ser da saúde muitas empresas automaticamente, sem solicitarmos fazem cadastros dos profissionais das cidades como um serviço de buscador, isso eles puxam do Google acredito.
O Golpe:
Por trabalhar em uma cidade do interior já recebi ligação para meu consultório do cartório para me informar que tinha um título para protesto, algum boleto que esqueci de pagar ou não recebi, coisa que paguei e segui a vida. Isso aconteceu duas vezes. Até aí ok
Mas certo dia minha secretária vem e me diz: O cartório está no telefone sobre um protesto.
Então ela me passou a ligação, e era um funcionário me dizendo que tinha um protesto de um boleto de um valor alto, em torno de 4 mil que estava para protesto. Eu prontamente perguntei quem era o emissor e ele me passou o nome : Xxxxxxx xxxxxx gestores de saúde LTDA
fwlei que não lembrava e ele disse que poderia me passar o telefone da empresa que estava no cadastro do protesto para eu entrar em contato direto com eles, aceitei e fiz o contato.
Me atenderam na empresa, expliquei a situação e eles me falaram que se tratava do site xxxxx que não coloco o nome aqui mas era um buscador relativamente conhecido na área da saúde, e eu expliquei que nunca solicitei qualquer serviço deles mas ele me informou que eles fazem o cadastro automático e depois de 18 meses enviam boleto para o serviço premium, e uma vez pago considera-se a adesão e começa a cobrança mensal (eu pago vários boletos de diferentes empresas e naquele momento pensei que poderia ter pago e nem me ligado do que era pois era de 100 e poucos reais) eu reclamei que isso era indevido e que nunca tinha recebido os demais boletos, e nem lembrava daquele primeiro que tinha sido há 2 anos atrás. Ele respondeu que achava estranho eu não ter recebido, mas que o primeiro tinha sido pago tal dia (há 2 anos) e que poderia me enviar uma segunda via para eu verificar. Aceitei, ele me enviou por e-mail (que ele já tinha no cadastro) e verifiquei um comprovante de pagamento e um boleto em anexo.
Tentei negociar a suspensão e sem sucesso desliguei o telefone e fui atender meus pacientes pra depois pensar nisso.
Resolvi no meio da tarde ligar pra o cartório que tinha me telefonado, que era de outra cidade mas eu tinha ficado com o contato, algo não soava bem e aquela empresa me parecia estar abusando dos profissionais que na correria do dia a dia pagam boletos que tem favorecidos empresas de saúde e nem se tocam disso. Pedi para falar com o tabelião para saber como proceder e pagar isso de uma vez e me livrar. No momento que solicitei o funcionário que me atendeu disse que o Dr Tabelião estava ocupado e ele era o substituto e poderia me ajudar. Ele disse que o protesto era pra hoje, ou pagava ou protestava. Somente neste momento de “urgência” deles que desconfiei do cartório, pedi O nome do cartório é ele passou. Desliguei o telefone e fui pesquisar o tal cartório, existia de fato, mas era outro número de contato. Telefonei e eles me passaram que não havia qualquer protesto em meu nome.
Finalizando:
Os golpistas pegam aleatoriamente profissionais de saúde nos buscadores, criam esta historinha, se baseiam de que muitos na correria do dia a dia pagam boletos e nem se ligam, e depois arquitetam este plano.
Não atender telefone, não ficar aceitando oportunidades, não bancar o esperto, o sabichão, fugir de ofertas e desconfiar de tudo nem sempre nos livra de quase cair, pois faço tudo isso e quase cai neste golpe, só não cai pela urgência do golpista de receber naquele dia, pois eu iria pagar e largar para meu advogado resolver com a empresa este perrengue e cancelar as cobranças.
Devemos estar sempre atentos, sem noia, mas cientes de que podemos sim cair em golpes, mesmo tomando o maior cuidado. O preço da paz é a eterna vigilância.
Desculpem o textão, mas quis compartilhar
Abraços à todos