Pessoal, boa tarde! Sou filho único, e estou auxiliando minha mae a comprar seu imovel. Meus pais se separaram tem 13 anos e a casa, que ficou com minha mae, estava alugada em outra cidade e foi vendida recentemente. Como trouxe ela para morar na mesma cidade em que estou, ela estava num imovel alugado.
Agora chegou a hora de comprarmos um imovel a vista para ela morar. Ela tem 64 anos e é ativa e saudável.
Procuramos casas e, no orcamento em que temos disponível, surgiram apenas casas antigas com necessidade de reformas ou casas em bairros mais complicados (seguranca). Vimos, entao, apartamentos em predios menores (dois andares, sem elevador).
Achei um num bairro excelente, 80m2, dois quartos, banheiro com Box, varanda gourmet ampla com churrasqueira num predio aparentemente bem conservado em suas áreas comuns, primeiro andar (lance de escadas). O apartamento é virado para os fundos e tem vista do quintal de duas casas antigas, com mato no quintal e pombos (a varanda é telada).
Minha mae se preocupou com o barulho dos pombos. Eu nao percebi durante a visita, mas foi um ponto de atenção pra ela.
Percebi ao longo da vida que ela acaba deixando as grandes decisões de sua vida para mim, talvez pelo fato de ter a quem reclamar caso algo de errado (ela é uma pessoa um tanto complicada) e assim o esta fazendo. Moro numa cidade pequena, entao a oferta de imoveis é restrita. No fim, sei que a decisão de compra ficara ao meu encargo.
Dito isso, gostaria de saber de quem mora nesses predinhos:
- O que deveria observar numa visita para ter uma ideia da organização do "condominio"?
- Por ser um predio sem condominio constituído, o que devo me atentar?
- Como fica, normalmente, a questao da seguranca nesses predinhos?
- Minha mae tem carro, e la tem vaga de garagem descoberta (ha planos para cobertura futura)
- As áreas comuns sao bem cuidadas e limpas (pelo menos no dia da visita) e nao ha mais nada que nao seja a garagem, imagino que pela contenção de custos, o que acho até legal pela previsibilidade das manutencoes.
- Sei que é algo muito pessoal, mas a vista da sacada influi tanto no móvel? Não é lixeira nem nada, so um quintal antigo com alguns pombos.
Conversei com ela apos a visita e ela se inclinou ao imovel, embora durante a visita tenha reclamado do quintal alheio...
Se puderem me dar dicas e me ajudarem com essas duvidas relativas ao apartamento agradeço!