11 #FUILÁEFIZ - Currículo de x86-64 assembly em Exercism.org comentada em 27/05/2026 22:09 #VAILAEFAZ oxe 1º em 27/05/26 17:15 comentada em 27/05/2026 22:09 Currículo de x86-64 assembly em Exercism.org Site, blog, canal Galera, ano passado eu estava contribuindo para a trilha de x86-64 no Exercism.org e fui chamado para ser mantenedor. Desde então tenho criado um currículo lá para ensinar a linguagem.O Exercism.org é uma plataforma open-source e gratuita de aprendizado de programação. Ela é mais voltada para pessoas que já têm algum conhecimento básico de programação e desejam se aprofundar em alguma linguagem, ou aprender outras. O aprendizado é essencialmente através da resolução de problemas simples, com a possibilidade de pedir mentoria na qual um outro programador vai revisar teu código. Há também um fórum e um canal no Discord para tirar dúvidas e se conectar com outros programadores. Tudo voluntário.Algumas trilhas (linguagens) também oferecem um currículo formado por "concepts", pequenas aulas sobre tópicos específicos acompanhadas de um exercício de fixação. É o que estou elaborando para x86-64. x86-64 é a linguagem assembly das CPUs Intel e AMD. Embora programar em assembly seja algo muito raro na prática fora de certos usos de nicho, é um conhecimento de base que te dá uma visão bem profunda de como um computador funciona. Para além do aspecto prático, resolver problemas em assembly é bastante desafiador e divertido.A trilha usa NASM como assembler e foca em sistemas do System V ABI, ou seja, Linux e macOS (enquanto a Apple não migra completamente para ARM). O currículo atual já cobre a maior parte do que se ensina em uma cadeira de assembly em faculdade, inclusive com algumas coisas a mais. Eu devo adicionar tópicos sobre SIMD nas próximas semanas e depois vou focar em outra trilha que eu mantenho (sobre a linguagem Lean). No futuro também haverá tópicos sobre macros e sobre atomics.Se alguém tiver interesse em aprender mais sobre como CPUs funcionam, ou se apenas quiser brincar de programar, aparece lá.E se assembly não for sua praia, Exercism tem trilhas para várias dezenas de linguagens, desde as mais populares até algumas bem exóticas. Tem diversão para todos os gostos. Site Ver mais detalhes e avaliar