Estou completando 10 anos de buy and hold em ações.
Essa semana resolvi fazer um exercício de quanto eu teria hoje se tudo que comprei em ações eu tivesse colocado apenas na rentabilidade da Selic ao longo desses anos (calma, Bastter... rsrs)
Sim, foi trabalhoso, eu peguei cada compra que fiz, na respectiva data, e atualizei pela Selic correspondente e comparei com o que tenho hoje (todos meus proventos foram reinvestidos).
O resultado? Hoje tenho uns 3% a mais do que teria se apenas tivesse colocado tudo em renda fixa e esquecido.
Sim, 3% é quase nada. Satisfeito? Sinceramente, sim. É a primeira vez que parei pra fazer esse exercício de fato, com bastante precisão, ao longo desses 10 anos. Mas meu ganho principal não foram esses 3%. O ganho principal foi ter deixado de acreditar em sardinhices (já fiz de tudo, até operar opções a descoberto), de achar que sou mais esperto que todo mundo ou de que existe um tesouro do outro lado do arco íris.
Comprei coisas muito boas. Comprei coisas muito ruins. Vendi basicamente apenas OPA. Aprendi muito com a comunidade, em especial as lives do Mille.
Graças a Deus, isso nunca me consumiu demais. Teve épocas que passei vários meses sem nem lembrar das ações. Então que venham os próximos 10 anos, quem sabe com uns 4 ou 5% a mais que a renda fixa kkk