Olá Pessoal,
Estou passando por um momento delicado e gostaria de compartilhar com vocês, buscando insights e apoio. Acredito que a experiência da comunidade Bastter pode colaborar para um esse tema, a proteção dos nossos pais e ou avós contra os golpes no mundo digital.
Recentemente, meu pai, de 75 anos, foi vítima de um golpe extremamente sofisticado. Ele recebeu uma ligação que simulava ser do gerente do banco dele, utilizando deep fake de voz e imagem, o que o fez acreditar na autenticidade da chamada. O resultado foi um prejuízo de R$ 120 mil. Estamos agora no processo de lidar com as consequências, envolvendo boletim de ocorrência, contato com o banco e assessoria jurídica.
Essa situação me deixou bastante abalado e preocupado com a segurança dele daqui para frente. Meu pai tem uma personalidade forte e uma certa resistência em aceitar que pode ser enganado ou que precisa de ajuda. No entanto, quero encontrar formas eficazes de auxiliá-lo a navegar por esse ambiente cada vez mais complexo, repleto de IA, redes sociais e novas táticas de golpistas.
Gostaria de saber: O que vocês têm feito para mitigar eventuais riscos e golpes que pessoas idosas tendem a correr nesse mundo tecnológico? Quais estratégias funcionam para conscientizar e proteger seus pais ou avós?
Qualquer experiência, dica ou recurso que possam compartilhar será de grande ajuda. Meu objetivo é evitar que novos golpes aconteçam e garantir a segurança do meu pai, a quem sou imensamente grato.
Talvez outras pessoas enfrentam os mesmos problemas e possam ser auxiliadas através desse post.
Abraços