O conceito de #PAS que aprendi nesse site me fez ver o mundo de outra forma
Quando era adolescente e via alguém fazendo barraco por alguma coisa inútil muitas vezes achava normal e que a pessoa estava "lutando pelos seus direitos" e "contribuindo com a justiça no mundo"
Com o passar dos anos fui percebendo como isso era ridículo
Por exemplo, em um fastfood ou restaurante alguém fazia um pedido e o atendente ou pessoal da cozinha errava as vezes em algum item, seja no tamanho da batata, numa troca entre guaraná e coca, um prato que vinha quase todo certo mas as vezes tinha apenas um acompanhamento errado e via pessoas fazendo escândalo e o famoso "chama o gerente", por coisas banais
Quando comecei minha jornada no trabalho formal passei por restaurantes e fastfoods e pude viver na pele o que um clt em subempregos passa e comecei mudar minha visão de mundo
Em momentos de lazer com namorada, amigos ou família, quando acontecia algo do tipo, percebia aquela reação quase que automática da maioria das pessoas em "protestar", e comecei aos poucos demonstrar que pensava diferente e tentava convencer a deixar quieto e relevar pra continuarmos curtindo o momento, a viagem, o dia de folga, porque é isso que realmente importa
Por vezes me julgavam como alguém que estava se tornando uma pessoa muito passiva e complacente com os "erros do mundo" e que o certo seria sempre manter aquele estado constante e estressante de alerta e vigilância do "comigo não!", de conferir os centavos da comanda, de questionar os 10% do serviço e etc... todas aquelas coisas de uma alma mesquinha
Passados vários anos, depois de descobrir os vídeos do bastter sobre ações, um dia me deparei com um vídeo que ele falava sobre #PAS, e pela primeira vez ouvi alguém consolidando esses pensamentos que estavam soltos na minha cabeça, porque eu ainda ficava me questionando se eu estava me tornando um otário por não querer gastar energia com coisas pequenas do dia a dia
Se vc já gosta de coca e guaraná, mas num dia qualquer pediu coca e veio guaraná, qual o problema de tomar o guaraná mesmo e dane-se! Não encham o saco
Se vc pediu 10 esfirras de carne e erraram entregando 8 de carne e duas de frango, coma duas de frango mesmo, o que isso vai mudar na sua vida? nada!
Estou dando exemplos do setor de alimentação porque é onde trabalhei no passado mas isso serve pra várias outras coisas no dia a dia
Quando alguém erra um pedido não é de propósito, muitas vezes tanto as pessoas do atendimento, garçons, da cozinha, estão sobrecarregadas e trabalhando horas a fio, com fome e cansadas
Se seu pedido demora ou vem uma coisinha errada e vc vai fazer barraco, além de parar a operação de atendimento e da cozinha, vai fazer as coisas demorarem ainda mais e elevar a carga de estresse do ambiente
E o pior, vai colocar uma névoa cinzenta na sua alma e no seu dia de lazer, viagem...
#PAS não tem a ver com aquela empatia falsa de setor de RH corporativo
Penso que a #PAS tá muito ligada a verdadeira consideração pelas pessoas e pelo bom senso, e de tentar compreender melhor a realidade do mundo