A geração atual normalizou realizar tarefas operacionais do dia a dia ouvindo música ou podcast. Só conseguem manter o foco nas atividades se estiverem ouvindo algo. Obviamente, se, no curto prazo, isso os torna mais produtivos, que assim seja feito. Eu mesmo já me peguei fazendo.
Porém, no longo prazo, esse hábito pode se tornar destrutivo. O livro Trabalho Focado fala muito bem sobre isso, sobre o quanto o tédio é fundamental para a nossa capacidade de foco e sobre como essas tarefas operacionais, quando realizadas com foco profundo, melhoram tanto a nossa capacidade de atenção plena quanto a nossa criatividade.
Eu tenho me esforçado muito para aceitar os momentos de tédio sem pegar no celular e para realizar as tarefas operacionais sem ouvir nada. Até porque quando comecei a trabalhar, mesmo nas tarefas mais chatas do dia a dia, não havia a possibilidade de ouvir música, tanto pela falta de acesso quanto pelo fato de as empresas não permitirem. E, mesmo assim, eu era produtivo.
Então, se hoje faço isso, é porque me adaptei. Agora, preciso perder esse péssimo hábito.