Trabalhar, poupar, cuidar da família, praticar esportes: todas essas coisas são excelentes.
Construir um patrimônio é muito importante para ter mais autonomia em relação ao trabalho, poder cuidar melhor da família e poder praticar esportes. Para tanto, é necessário saber reservar uma parte do salário, de preferência todo mês, para investir.
No entanto, isso não é tudo.
Hoje eu vejo que é tão importante saber ser um bom gestor de patrimônio quanto saber poupar e investir.
O objetivo não é chegar aos 65 anos com um patrimônio impressionante.
É saber utilizar o patrimônio acumulado durante o caminho.
Óbvio que é importante ser precavido e reservar uma boa parte desse patrimônio para a idade mais avançada. No entanto, não adianta ficar fazendo economia porca, afinal de contas vc tem que chegar lá bem, chegar na idade avançada com saúde e qualidade de vida.
Não adianta economizar em tudo e chegar aos 65 anos todo esfarrapado, com a saúde ruim, sem ter feito as coisas que queria fazer quando era mais jovem.
Ser um perdulário e gastar dinheiro em bobagens é um erro grave; ser um muquirana e com isso prejudicar a si mesmo e a família também é.
Além disso, a vida não é linear. Virão épocas boas, salário alto que permitirá aportar mais; entretanto, virão também tempos de vacas magras, em que será muito difícil aportar, talvez até tenha que consumir um pouco do patrimônio até passar a tempestade. A vida é assim.
Eu estou aprendendo a ser um gestor de patrimônio e vejo a grande importância que isso terá cada vez mais daqui pra frente. O importante é viver bem.