Data original: 08/05/2020
Primeiramente, não estou indicando a corretora, até mesmo porque estou com ela tem pouquíssimo tempo. Mas já pode jogar uma luz para algumas pessoas.
Escolhi a Passfolio pela simplicidade imediata de uso e transferência, já que ela utiliza o mesmo motor da DriveWealth (eu utilizava esta corretora antes). Enfim, minha ideia é ir ficando com ela e neste processo pode ser que eu decida com calma ir para outra ou manter meus investimentos lá. Só não queria ir para a Av. por conta do rolo com os envios de recursos.
Abrir a conta fui muito fácil. Fácil até demais pro meu gosto. Bastou baixar o aplicativo, colocar meus dados, enviar foto do meu documento e uma self. E só. Nem comprovante de endereço precisou. No mesmo dia minha conta já estava aberta e com o saldo de 1 dólar de cortesia (acho que pra não ser simples demais, pq agora terei que descobrir como declarar isto).
O segundo passo foi transferir algum dinheiro.
Fiz por 2 vias: pela Remessa OnLine e pela TED.
1 - A Remessa OnLine, mais barata, caiu no mesmo dia. Aqui a transferência é feita para a DriveWealth porém informando o código da nossa conta na Passfolio. O legal é que na Remessa OnLine não precisa mais ficar enviando comprovante, automatizaram isto.
2 - Pela TED indicada no aplicativo, caiu no dia seguinte.
As 2 funcionaram bem.
Ainda não testei resgate.
O terceiro passo foi transferir as ações.
Entrei em contato com o suporte da Passfolio por e-mail e me enviaram um PDF na mesma hora. Impressionante a velocidade de resposta.
Neste PDF bastou imprimir, colocar à mão os dados da conta antiga, os dados da nova, meus dados, marcar que queremos transferir tudo, marcar que queremos finalizar a conta da DriveWealth e por fim, assinar.
Tirei uma foto do documento, gerei um PDF e enviei de volta para o suporte da Passfolio por e-mail mesmo.
Atenção: não pode mandar como imagem, tem que mandar em PDF ou do contrário eles não aceitarão.
2 dias depois estava tudo transferido. Mais uma vez, fácil até demais.
Sobre comprar ações na prática é algo bem similar ao que já tínhamos na DriveWealth.
Vc coloca a ordem que pode ser a mercado ou colocar um valor limite.
Funciona apenas via aplicativo, não funciona em browser.
O aplicativo é relativamente simplista, mas eu não dou a mínima até mesmo pq o que me interessa é apenas colocar a ordem e vê-lo novamente sabe-se lá quando.
Não existem custos na compra, o que me deixa um pouco pensativo. Não existe nada de graça e certamente eu não darei lucros a esta empresa.
A parte chata do processo é a quantidade de mensagens que o aplicativo te envia. Ele manda coisas interessantes como "o dinheiro caiu na conta" ou "sua compra foi efetuada" mas também manda coisas do tipo "indique um amigo", "estamos cuidando de vc", "vamos comprar criptomoeda", "faça envio e concorra a 100 dólares". Manda tudo por e-mail tb.
Enfim, até agora foi isto. Creio que seja 1 problema a menos nesta época complicada.