Para mim, a maior dificuldade em comprar qualquer coisa que não seja em Real está em enxergar que, a partir do momento que há a divisão do patrimônio em moedas diferentes, o patrimônio total que se tinha antes já não pode mais ser visto da mesma forma.
Certa vez, postei sem pensar aqui em um comentário que "quando compramos 100 dolares, nós temos 100 dólares e não mais o Real que foi necessário para comprar esses 100 dólares". O comentário foi bem aceito pela galera que comentou, mas eu ainda permanecia na época com o pensamento errado, mesmo mentalmente confortável com a frase mencionada acima.
Bem, as coisas passam a fazer mais sentido para mim, quando decido diversificar em moeda (seja em cripto ou outra moeda "física") e passo a pensar como se tivesse patrimônios diferentes. Não é "dar nome ao dinheiro" como Bastter diz, mas sim, separar o que eu estou comprando para não voltar mais a ser visto como Real.
Se eu comprei dólar é para gastar em dólar, se eu comprei cripto é para gastar em cripto ... Qualquer pensamento diferente disso seria "girar" patrimônio e não faz sentido eu então ficar comparando o quanto daquilo que comprei está valendo hoje em Real.
O mais importante então são as compras regulares ao longo do tempo para que chegue no momento que eu nem saiba mais se estou ganhando ou perdendo em Real, pois sim, é um nível alto de maturidade a se atingir quando eu parar de fazer essas comparações mentais.