Olá, colegas.
Me formei em 2018 e logo passei em um concurso público para estatutário no qual estou relativamente confortável com o que ganho. Faço líquido cerca de REMOVIDO R$/mês fora alguns plantões que dou vez ou outra.
Meu trabalho consiste em atendimentos eletivos em UBS (cerca de 12-16 por turno de 8h/dia) de segunda a sexta e chefia das equipes.
Além dessa fonte de renda, há seis meses abri uma empresa e tenho obtido cerca de [REMOVIDO] mil de faturamento mensal.
Enfim, eu não tenho do que reclamar quanto a renda e a condições de trabalho.
De dividas tenho uma com o FIES de [REMOVIDO] mil R$ da qual é abatida 1% ao mês do valor total por conta de um benefício concedido pelo ONREVOG Federal devido a área do país onde eu atuo ser considerada estratégica. Caso saia desse emprego eu perco o benefício e automaticamente tenho que voltar a pagar as prestações da dívida.
A questão pela qual eu busquei orientação de vocês aqui é que sempre escuto falar da crise da expansão das universidades de medicina, arrocho salarial e da necessidade em se fazer uma especialidade. Porém, eu não faço a menor ideia se, no meu caso, o ganho monetário advindo após 6 ou mais anos de especialização iriam compensar ficar todo esse tempo sem o emprego que já tenho como generalista.
Uma bolsa de residência paga cerca de [REMOVIDO] mil, dessa bolsa, a maior parte iria para pagar as parcelas da dívida do FIES. Ou seja, minha fonte de renda teria que vir de plantões extras e poupança. A maioria das residências médicas trabalham com carga horária maior que 60h/sem. Sou casado e tenho dois filhos pequenos. Sair nesse empreitada iria certamente comer boa parte do meu patrimônio e, pior, sem aaaaaaaaaagarantia alguma de que ganharei mais ou semelhante do que ganho hoje.
Sempre que converso com colegas especialistas, dificilmente os mesmos comentam na realidade o quanto ganham atuando como especialistas. Nos grupos médicos de plantão, os valores de plantão para especialistas não são muito animadores.
Enfim, qual a sua especialidade e quanto exatamente você consegue fazer por mês?
Fazer especialização fora não seria uma opção melhor? Os salários de médico residente em alguns países é muito mais interessante do que no Brasil.