Boa tarde colegas,
Gostaria de compartilhar um post com vocês sobre a minha atual situação.
Estive conversando com a patroa sobre a atual situação (pandemia), o planejamento de finalmente parar de evitar ter um filho
e o fato de morarmos de aluguel.
Minha intenção sempre foi continuar morando de aluguel. Mas a última mudança pela qual passamos, há 2 anos, de forma abrupta e inesperada (proprietário pediu a casa no final do ano e foi uma correia para encontrar um imóvel que nos agradasse, quase não conseguimos, e foi muito frustrante), e temo que ela engravide e isso possa voltar a ocorrer. Outro motivo seria a alta do IGP-M de 2020, e que o proprietário queira reajustar o imóvel lá nas alturas (ele já não reajustou na renovação passada) e vendo que 2021 não será tão diferente de 2021, temo que fique muito caro morar de aluguel (mantendo o padrão atual).
Assim, estamos pensando em comprar uma casa. Não queria financiar, e o que temos na poupança + TD daria uma boa entrada, mas ainda teríamos que financiar boa parte do valor. Uma opção seria vender as ações agora e comprar à vista ou dar 80% a 90% do valor da casa. Não sei se nesta situação faz sentido manter a posição em ações e financiar, ou vender as ações, e manter apenas aquelas que deixei de quarentena eterna por estarem muito abaixo da média (Cielo, por exemplo, comprei desde a época que ela custava x reais), ou mesmo vender tudo.
Quanto a casa, inicialmente queria comprar uma casa de médio-alto padrão, entre 500k a 600k, e ser esta a única casa que teríamos, a definitiva. Porém para isso teríamos que juntar muita grana ainda ou financiar a maior parte. Logo, pensamos em comprar algo menor, entre 300k a 350k, em condomínio fechado, para pelo menos termos a casa. E depois que tiver ela, e sair do aluguel, voltar a aportar seguindo o plano!
Soma-se a tudo isso o fato de eu ser servidor público federal e ela estadual, logo, não dá pra contar muito com o ORUTUF. Eu mesmo fiz alguns cursos e bootcamps nesta pandemia (motivo este pela qual estive bem ausente ano passado) e já estou me preparando para ter alguma renda extra.
Então, pergunto a vocês, qual seria decisão mais sensata a se tomar? Financiar e deixa as ações intactas? Vender elas? Vender TUDO (mesmo as que estiver em prejuízo)? Caso decida vender, qual seria a forma melhor de sair? Vender as posições maiores primeiro? As que tiveram maiores ganhos primeiro? Nunca precisei vender (exceto 2x em que a empresa deixou de atender meus critérios e desfiz totalmente delas), nem passei por isso, mas acho que a situação pede isso, para ter maior segurança. Também, caso decida vender, penso que não poderei esperar muito pois o mercado deve ficar turbulento pelas próximas semanas (e espero não passar por falhas de sistema da corretora).
Enfim, é isso. Sei que muitas decisões são bem pessoais, mas naquilo que puderem opinar, agradeço!