Fala pessoal,
Procurei no site e não encontrei nenhuma referência sobre esse tema específico.
Recentemente mudei para Dubai e ao abrir minha conta bancária fui fuçar nos diferentes tipos de contas que se oferecem por aqui. É incrível a quantidade de opções oferecidas. E igualmente ou mais incrível a falta de conhecimento existente do próprio banco em explicar as diferenças entre elas.
Em geral, a educação financeira aqui deixa a desejar. Mas isso é tema para outro tópico.
Dentre as contas existentes, me chamou a atenção a opção de ter uma conta em Ouro.
Trata-se de uma conta corrente qualquer, líquida, porém em vez de Dirhams, você tem seu saldo em ouro. Você define um valor mensal que deseja que seja automaticamente transferido para sua Gold Account e pronto. Se quiser sacar, vale a cotação do ouro do dia. E o mesmo nas datas de transferência. Vale a cotação do dia. não é EuToF..., não é certificado e não tem taxa, é uma conta em ouro.
Até o momento não cheguei a um veredito sobre abrir essa conta. Mas a pergunta que estou tentando responder a mim mesmo é:
Por quê não? Vale pontuar que aqui recebo em Dirhams, que possui câmbio fixo ao USD a 3,66 dhs.
E uma das vantagens que talvez valha considerar seria uma proteção à inflação do USD. Biden está prometendo impressão de trilhões para "ajudar" a economia e isso pode fazer o USD descolar do EURO, CHF, Pound e Ouro.
Uma pergunta que ainda não tenho resposta é sobre poder sacar o ouro físico quando quiser. Perguntei para o gerente e ele disse que preciso ir na agência falar com o departamento responsável.
Gostaria da opinião da comunidade sobre o que eu posso não estar considerando, pros e cons. Seria interessante sob algum aspecto deixar uma fração do dinheiro que mantenho em conta e não movimento nessa conta ouro?
Meu ponto aqui é apenas sobre um dinheiro parado de poupança, líquido, além dos aportes mensais que já tem destino definido.
Qualquer insight é válido e apreciado.
Shukran!
Rodrigo