Uma regra básica recomendada é a diversificação. Para isso, uma das ferramentas existentes no site é o segmento de atuação da empresa. Maravilhoso.
Eu tento me pautar por ele. Mas noto umas falhas nesse ranking:
Hoje o site tem exatos 45 segmentos. Esse número tão alto dificulta um estudo e planejamento. Pode e deve ser diminuído e reavaliado, como irei comentar abaixo.
O segmento ‘TECIDOS, VESTUÁRIO e CALÇADOS’ tem lojas de departamentos, como Renner, Riachuelo e C&A. Mas tem empresas como a AREZZO. E no site não existe o segmento de lojas de departamentos. Não é o caso de reavaliar esse segmento?
O segmento ‘ELETRODOMÉSTICOS’ é encabeçado pela MAGALU, seguido pela Whirlpool e VIIA. Outro caso de empresas de diferentes ramos de atuação englobadas em um mesmo segmento. Não seria mais apropriado criar um segmento de lojas de departamentos ou comércios?
Um segmento intitulado ‘VESTUÁRIO’ tem uma única empresa, a Hering. Ocupa o 37º lugar no ranking geral. Mas desde o dia 20/9 a HGTX3 não é mais comercializada na B3. Poderiam ter uma maior agilidade para atualizar as informações, não?
Existem 2 segmentos que quero abranger neste item. Um deles é ‘ALIMENTOS’. Neste segmento, que induz a fábricas, engloba 4 empresas de comércio. Que, por sua vez, vendem muitos outros produtos que não são alimentos. E existe o segmento ‘ALIMENTOS DIVERSOS’, este sim englobando 3 indústrias. Para quem faz um levantamento com a finalidade de diversificar os investimentos, confunde. E para aumentar a confusão ainda tem o segmento ‘CERVEJAS E REFRIGERANTES’. Que são alimentos. E nesse segmento tem só a AMBEV.
Dois outros segmentos também confundem. Creio que seria indicado fundir os dois. ‘SEGURADORAS’, com 6 empresas, e ‘CORRETORAS DE SEGUROS’, com 2 empresas. Ora, por que essa separação de segmentos?
Existe o segmento ‘PRODUTOS DIVERSOS’. Novamente foram jogados nele lojas de departamentos. Algumas delas atuando em setores específicos. Mas salta aos olhos ter 45 segmentos e nenhum deles ser de loja de departamentos.
Poderiam juntar os segmentos ‘MADEIRA’ e ‘PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO’. Cada um deles tem apenas 2 empresas.
Existem 7 segmentos com apenas UMA empresa. Não seria mais lógico fazer um segmento de ‘OUTROS’ e englobar essas empresas nele? Ainda nesse tema, exitem 9 segmentos com apenas duas empresas.
Além do mais, não vou enumerar aqui todas aqui. Mas algumas empresas estão claramente em segmentos que pouco ou nada tem a ver com o que elas realmente produzem.
Senhores, façam uma reavaliação dos setores das empresas. Para a diversificação dos investimentos, essa ferramenta é importante e tem sido negligenciada pelo site.