Este post é para explicar o motivo pelo qual desenvolvemos o Bastter Race e porquê fizemos as regras e pontuações do jeito que são.1- O Bastter Race foi criado para ajudar na melhora da Saúde estimulando a prática de atividades físicas, haja vista que fazer exercícios de forma frequente por um certo período de tempo, promove Saúde física e mental por vários caminhos diferentes.
2- Este estímulo se dá através de "log e pontuação" da prática de esportes, onde quanto mais atividades forem feitas, mais pontos são ganhos.
3- Desta forma, quem faz exercícios pode ter um acompanhamento durante todo o ano de quanto exercício fez, quais foram as modalidades praticadas, comparando assim à sua rotina de atividades anterior e também podendo ser comparada com a rotina de outros participantes.
4- Para a melhora da Saúde, o básico necessário seria fazer atividades de forma frequente por um mínimo de tempo e esforço - mais ou menos 3x/semana por 30 minutos entre baixa e média intensidade e já se nota melhora na Saúde geral, segundo evidências científicas - então este é o nosso primeiro objetivo para os participantes.
5- Para um termo de comparação entre os exercícios, existem atividades com pouco esforço físico e outras com muito esforço físico -
o que importa, como dito acima, é estimular a prática da atividade física - então atribuímos pontuações diferentes "mais ou menos" proporcionais ao esforço "médio" de cada atividade, para novamente estimular os participantes a praticarem atividades onde há maior elevação de FC e maior estímulo do metabolismo.
6- Poderíamos pontuar mais precisamente, é claro, mas para isso deveríamos considerar
idade, peso, altura, gênero, condição física geral, FC em repouso, FC máxima, FC em cada faixa de cada parte do treino, VO2... além do pace/ intensidade/ ritmo, altimetria, intervalo de alta e baixa de intensidade dentro de cada treino, peso levantado, número de séries e repetições, tempo de descanso entre exercícios e muitos outros.
7- Esta forma mais precisa de medição da atividade para uma pontuação mais próxima a realidade, se mostrou altamente inconveniente por dois motivos:
A) Inúmeras variáveis teriam que entrar para cada atividade quando fôssemos fazer o log dificultando demais anotar os exercícios
(vide acima que já são mais de 10 variáveis fora as que provavelmente esqueci...) - apesar de algumas variáveis não alterarem sempre, a maioria muda a cada dia tanto na musculação, quanto nos esportes cíclicos e, ainda de forma impossível, nos esportes de habilidade (com bola, lutas, artisticos etc...).
B) As pessoas menos fortes, com menos condição física, com certos problemas de saúde, menos experientes nos esportes, jamais poderiam competir de forma positiva no Bastter Race pois seriam desestimuladas por ganharem sempre menos pontos - e
exatamente estas pessoas precisam mais de estímulo para fazerem exercícios.
8- Por estas razões acima, decidimos deixar a pontuação simples e com log automático por atividade e não esforço específico de cada treino, já que o objetivo é que as pessoas pratiquem atividades físicas de forma frequente.
9- Por consenso, decidimos pontuar somente a prática do esporte sem entrar em detalhes de intensidade, esforço e as outras variáveis citadas acima, deixando
somente uma pontuação média básica por esporte como por EXEMPLO, Alongamento com menos pontos e Corrida com mais pontos (estou falando dos meus próprios esportes para facilitar).
> Estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas não explicadas satisfatoriamente no texto acima - podem usar as respostas para tais questionamentos.
Obs: Tópico Porto Seguro, por favor sem brincadeiras, memes, zoação etc, deixando espaço ao pessoal que quer informações sérias sobre o tema.
Obrigado!