Nos últimos 5 anos tivemos pandemia, alta dos juros, margens comprimidas e etc. Nas crises temos uma oportunidade de separar boas empresas de empresas ruins.
Seria interessante usar o indicador de “ retorno das ações nos últimos 5 anos” como um filtro de boas ações?
5 anos do dinheiro lá, parado, investido numa ação que só dá prejuízo ( queda da cotação + inflação + perda de rendimento se estivesse na renda fixa).
ou
Dinheiro investido em uma empresa com 5 anos de retorno ok, nada espetacular numa crise, mas não perdendo seu valor no tempo.
Sim, entro aqui na sardinhagem da cotação. Mas não tem como não pensar que em 5 anos o dinheiro perdeu 80% do valor que poderia ter tido se tivesse investido na poupança.
Ok, não vender. Mas esperar mais 5, 10 anos para talvez o valor nominal voltar a ser o que era quando investi ? Nesses 5 a 10 anos, quanto teria rendido se tivesse parado na poupança ou no IPCA?
Queria levantar aqui a discussão do custo do fator tempo de investir na bolsa brasileira, parece que com os anos o retorno não sai do lugar, mesmo em empresas “boas”. Comparando com o CDI nos últimos 15 anos, a maioria das ações perde ou ganha muito pouco.