33 Não invista comentada em 10/01/2024 08:55 Assuntos Gerais MirrorMatch em 09/01/24 17:47 comentada em 10/01/2024 08:55 É isso mesmo: não invista.Eu sou um burro que de fato levei um bom tempo para aprender isso. Se existe o melhor conselho financeiro que eu posso dar a alguém, é esse: NÃO INVISTA.Em 2017 eu sabia zero sobre investimentos. Não entendia quase nada e o mercado de valores era algo totalmente obscuro para mim. Depois de retornar de um período que estive na Europa numa oportunidade de trabalho, tinha acabado de me casar. Me sobrou uma grana e eu decidi que precisava de investir aquele dinheiro de alguma forma em vez de ter a minha habitual postura de dilapidar aquela pequena quantia com coisas que iriam se depreciar e pouco tempo depois não valeriam nada.No trabalho, havia alguns poucos caras que investiam. A maioria de forma totalmente especulativa, e alguns até de forma agressiva. Um único cara, um dia conversando sobre investimentos, falou que seguia uma metodologia na qual a pessoa comprava uma ação para ser sONcio. Eu nunca tinha ouvido falar daquilo e fiquei interessado.Na época pesquisei pelos vídeos do Bastter no youtube e comecei a “maratonar”. Uns dias depois eu tomei coragem, abri minha conta numa corretora e fiz meu primeiro aporte.Ficava olhando diariamente o valor daquelas ações oscilando, lendo qualquer notícia que saia sobre a empresa, como se aquilo de fato importasse para alguma coisa. Assim eu colocava os vídeos novamente tocando em background e ia escutando as mesmas falas de forma repetida e reiterada até que os conceitos fossem se solidificando na minha mente.Na próxima fase eu estava inebriado com os investimentos e falava daquilo o tempo todo. Fiquei de fato viciado em ler sobre, estudar e etc…Em algum momento algumas pessoas vinham me perguntar sobre investimento e eu falava sobre os vídeos do Bastter, dentre outros. E sempre fazia questão de dizer: comece com pouco, coloque o pé na água. Invista apenas um valor que seja irrisório para você até você se sentir seguro o suficiente para investir mais.A última pessoa que me perguntou alguma coisa, eu disse a mesma coisa: invista pouco.Poucos dias depois o cara veio me perguntar em que empresa investir. Conversei com o cara e expliquei que a decisão deveria ser tomada por ele, e que antes de mais nada ele deveria buscar entender sobre o buy and hold, como analisar as empresas e os FIIs, e somente depois disso comprar.No dia seguinte o cara veio me dizer que tinha comprado R$2.000,00 numa determinada empresa. Perguntei então: “cara, isso não é muito para começar?”. Na resposta o cara disse que era, mas ele queria ver e tal e não sei o quê mais…Perguntei se ele tinha assistido aos vídeos, pesquisado sobre a empresa antes e ele disse que não tinha tempo para isso.