Em 2018 adquiri uma casa. O valor da casa foi 700K na ocasião. Eu tinha 380K de entrada e financiei os outros 320K que saíram 354K com as documentações necessárias do cartório, ITBI, etc.
Sistema SAC, 30 anos, banco Vermelhão, na ocasião juros nominais a 8,51% e CET 9,85%. O financiamento foi de
354K mas o bem, se não pago, iria para o banco, ou seja, os 700K limpo.
Logo na saída (um mês depois) usei o FGTS por volta de 125K e a cada 2 anos ia comprando tempo.
Em outubro deste ano quitei o financiamento, foram 6 anos, sem atrasos e usando o FGTS. Deu tudo certo porque me mantive empregado e comprando tempo.
Depois de ouvi o Bastter sobre financiamento (foi o primeiro que ouvi dizer ser a pior coisa a se fazer), peguei todos os pagamentos que fiz e planilhei. Coloquei em cada mês que paguei e o referente ao rendimento da
poupança. O menor percentual da poupança foi 0,12% e o maior 0,74%, na média deu 0,43% de 2018 a 2024.
Resultado:
- Se eu colocasse na poupança os pagamentos deste financiamento, hoje teria 570K (financiei 354K).
- Considerando a entrada que dei, mais os pagamentos que fiz, hoje teria R$1.115.000,00.
Isso só deixando na poupança, durante 6 anos.Imagina os 30 anos inteiros.
Nunca mais financio nada. Hoje nem moro mais na casa.