peça ajuda aos moderadores

Desde que conheci a bastter.com há aproximadamente 10 anos venho estudando e acumulando patrimônio de acordo com os princípios da bastter.com
Reserva de Emergência em poupança e diversificação entre Renda Fixa, Carteira de Ações e Reserva de Valor. Devido ao tamanho do patrimônio ainda não há imóveis nessa equação.
Contudo, eu e minha companheira temos procurado imóvel para comprar. Já há algum tempo nós temos pesquisado, até para ter uma noção real do preço que estão pedindo em imóveis que nos interessam e avaliar se já temos condições de comprar ou quanto falta para isso. A princípio, visitamos imóveis que poderíamos adquirir com o valor que acumulamos em Renda Fixa, mas nessa faixa não encontramos nenhum imóvel que nos agradou o suficiente.
Durante a busca, conhecemos alguns condomínios e houve um em particular que gostamos mais que os outros, em especial pela localização, que além de ser uma ótima região na cidade é também muito perto de onde moramos atualmente, o que impactaria muito pouco a nossa rotina e logística. Outras regiões da cidade valorizadas e de boa localização estão um pouco distantes do nosso trabalho, o que implicaria custos com deslocamento (atualmente fazemos quase tudo a pé).
No entanto, os apartamentos que poderíamos adquirir com o valor acumulado em renda fixa são menores do que o que almejamos para ser a nossa casa. Então, a corretora nos convidou a conhecer um apartamento maior no mesmo prédio. E desse nós
gostamos bastante e temos a condição de comprá-lo, desde que a carteira de ações, quase em sua totalidade, seja utilizada para esse fim.
Gostaria de ouvir/ler algumas ponderações da comunidade acerca da venda de ações para compra de um imóvel de valor que servirá de casa própria.
Por um lado, resisto à ideia de vender pelo princípio do "patrimônio não se gira, se acumula".
Por outro lado, não visualizo essa possível venda como giro de patrimônio, ao contrário, o patrimônio foi acumulado ao ponto de nos permitir adquirir um imóvel no padrão e localização que almejamos para a nossa casa própria (o apartamento em que moramos atualmente, de aluguel, é igualmente bem localizado, mas tanto o apartamento quanto o condomínio são de padrão menor do que o que visitamos).
Por um lado, penso que é válida a aquisição, pois conquistaremos a casa própria (e vocês sabem que essa decisão não é apenas financeira, envolve sonhos e felicidade da família, e no Brasil todos sonhamos com a casa própria, além da velha frase "quem casa quer casa"), e a carteira de ações pode ser construída novamente.
Por outro lado, também penso que podemos seguir acumulando patrimônio diversificadamente e fazer a aquisição no futuro quando o valor acumulado em renda fixa for suficiente para isso. No entanto, nessa segunda hipótese, teríamos que novamente procurar os imóveis pois aqui perto de onde moramos há poucos condomínios, e esse que visitamos foi recém construído então o apartamento ainda está "em estado de novo" e sem tantos móveis o que nos permite montá-lo da forma que desejamos sem tanto trabalho e gasto com a retirada de móveis (não sei por quê mas é super comum os vendedores encherem os apartamentos de móveis que quem compra não vai gostar e quererem cobrar por eles, rs).
Sei que a decisão é exclusivamente nossa, mas ter diferentes perspectivas pode nos ajudar a tomar uma melhor decisão!
Agradeço se puderem comentar!