peça ajuda aos moderadores

Antes de mais nada, me sinto na obrigação de agradecer muito sinceramente ao @Bastter por esse trabalho “messiânico” que ele desenvolve aqui diariamente há vários anos. Quando indico o site a amigos, já aviso que se pode estranhar uma certa “truculência” do patrão, mas que ele é o único que pode dar a pílula vermelha para libertar a pessoa da Matrix e a conduzir ao mundo real dos investimentos e da construção de patrimônio.
Eu me considero um privilegiado em vários sentidos, inclusive por fazer parte dessa comunidade que me ajudou muito a não ter mais a obrigação de trabalhar (o que eu chamo de “aposentadoria”, embora o patrão tenha aversão a essa palavra...) aos 65 anos.
Dito isto, vamos à minha dúvida para a qual espero os comentários sempre benvindos de todos, incluindo aí as voadoras educativas.
Hoje não tenho mais renda de trabalho e, ao invés de aportar mensalmente como fiz ao longo de muitos anos, faço uma retirada mensal do patrimônio acumulado. Isso se dá na forma de aluguel de imóvel, rendimentos de FIIs, proventos e aluguel de ações. Tudo de forma bem racional e controlada, mas sabendo que não dá pra prever o futuro.
A questão que me aflige não é essa retirada mensal controlada da renda passiva do patrimônio. Minhas dúvidas são sobre a gestão do patrimônio em si. Como não tenho mais aportes mensais de “dinheiro novo”, qualquer alteração na composição do patrimônio envolveria venda parcial de um ou mais ativos para realocação em outro(s) ativo(s). Essa operação é usualmente tratada aqui na Bastter pela experssão “girar patrimônio” e tem uma conotação negativa (e eu entendo a razão).
Talvez minha dúvida seja ingênua e a solução seja apenas manter o que ainda tem valor no meu portfólio e vender sem culpa aquilo que considero que não tem mais valor e realocar na carteira. E também analisar a conjuntura econômica, sem foco em notícias ou achismos.
Enfim, não encontrei muita coisa no site que aborde especificamente essa situação, até porque - compreensivelmente - o foco do processo educativo aqui é naqueles que estão construindo o seu patrimônio.