peça ajuda aos moderadores
É muito difícil aceitar o conceito que só o que podemos fazer é colocar as chances a nosso favor com as evidências que temos.
E todas evidências não são absolutas e são baseadas no passado.
O ser otomano só acalma com certezas mas não temos nenhumas.
Não aceitar isso leva para um caminho pior que é buscar certezas falsas.
Mesmo tudo que falamos aqui, nada é certo.
Investir em você, na sua formação, melhora suas chances? Aparentemente sim, mas pode não acontecer nada. Investir em você a vida toda e permanecer medíocre com rendimento medíocre. Pode um idiota fazer sucesso também. Mas aparentemente isso melhora suas chances.
Poupar todo mês melhora suas chances? Quase que certo que sim, está é das mais absolutas. Mas ainda assim pode dar tudo errado. Governo confisca, acontece uma catástrofe e você pensa. Porra poderia ter vivido mais e poupado menos. Poupar é um balanço. Você abre mão de um pouco de vida hoje para ter mais vida a frente. Tem de ir equilibrando, não abrir mão de tudo, não gastar tudo. Poupou, teve um acidente, faleceu aos 30 anos, de que adiantou poupar? Exemplo maluco de exceção. Apenas mostrando que nada é certo.
O Bastter fala para investir em ações. Eu não falo nada. Nunca falei isso. Mas aparentemente até hoje em países com algum nível de capitalismo no longo prazo deu mais retorno e protegeu mais da inflação do que só renda fixa.
Siegel Retornos 2021 Ver mais Siegel diz que em 17 anos as ações tem menos risco do que os títulos. Estamos no Brasil. Não sei o número aqui. Posso investir lá, mas tudo lá? Eu morro aqui e como em reais. Tudo tão difícil, não há certezas. Vem um crash de dez anos e o sujeito tem 55 anos. Como vai recuperar? Coloca imóveis? Não tenho tanto dinheiro assim. Deveria ter.... Deveria ter é uma desgraça.
Ações = lucros consistentes. Temos até gráficos. parece que se manter em lucro até hoje trouxe bons retornos. Mas garantia nenhuma. Sem contar que podemos fazer lambança, não aguentar o tranco, vender, sair, girar. De tudo incerto o mais incerto somos nós e nossas fraquezas e vícios. Quem disse que eu vou aguentar só por causa dessa Filosofia Bastter.com. De qualquer forma parece que lucro é bom. Mas certeza não tem como ter de nada.
Consistência de lucros Ver mais E se eu fizer certo e der tudo errado? M
É meu amigo, não há garantia de nada, tudo tem risco, tudo pode dar errado, mas qual a alternativa?
Não fazer nada?
Não investir?
Não trabalhar?
Não aportar?
O conceito de que só podemos colocar as chances a favor mas não há garantia de nada é angustiante.
De qualquer forma acho, na minha imbecilidade, que o que mais tem chances é investir na sua formação e estar constantemente achando formas de ser útil a sociedade que vão mudando. Ter a mente da mudança e da mexeção.
Se eu tivesse de escolher um escolhia esse...
Se você for útil para a sociedade provavelmente vai ter o que comer. Mas nem isso é certo....