Link para o FAQA - Alcoolismo
O alcoolismo pode levar à morte.
O alcoolismo é uma doença, um transtorno psicológico sério, que precisa de tratamento multiprofissional.
O alcoólico pode apresentar prejuízos relacionados com o uso de álcool em todas as áreas da vida (prejuízos físicos, mentais, morais, profissionais, sociais, entre outros).
O alcoólico perde a capacidade de controlar uma quantidade de bebida que ingere, uma vez que vence uma ingestão. Abuso, uso pesado, vício e dependência são todos rótulos comuns usados para descrever os hábitos de consumo, mas o real significado dessas palavras muito podem variar, dependendo do contexto em que são usadas. Mesmo dentro da área de saúde especializada, uma definição pode variar entre as áreas de especialização.
B - Alcoolatra
O ALCOOLISMO é caracterizado pela vontade incontrolável de beber, falta de controle ao tentar parar a ingestão, tolerância ao álcool (doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida) e dependência física, que se manifesta com sintomas físicos e psíquicos nas situações de abstinência alcoólica.
O diagnóstico de alcoolismo não tem relação com o tipo e quantidade da substância ingerida pela pessoa, mas sim à capacidade em controlar o consumo de bebida.
Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais. Por ser muito relacionado à socialização – os primeiros efeitos do álcool são euforia e desinibição - é comum que o hábito se inicie na adolescência, período em que começam a ser frequentes reuniões com oferta de bebidas alcoólicas.
No Brasil, 10% da população sofre com o alcoolismo. Os homens correspondem a 70% dos casos, enquanto as mulheres correspondem a 30%.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas classicamente associados à dependência de substâncias são falta de controle sobre o uso, tolerância cada vez maior e manifestações de síndrome de abstinência. Neste último caso, a pessoa manifesta alguns sintomas quando interrompe o consumo de álcool: tremores nos lábios e extremidades (mãos, pés), náuseas, vômitos, suor excessivo, ansiedade, irritação, podendo evoluir para convulsões e estados de confusão mental, com falta de orientação no tempo e no espaço e alucinações.
Diagnóstico
Algumas questões úteis para avaliar se o indivíduo tem problemas com o álcool são:
VOCÊ JÁ SENTIU QUE DEVERIA DIMINUIR A BEBIDA?
VOCÊ FICA IRRITADO QUANDO CRITICAM O SEU HÁBITO DE BEBER?
VOCÊ JÁ SE SENTIU CULPADO POR BEBER?
VOCÊ JÁ INGERIU BEBIDA ALCOÓLICA PELA MANHÃ?
Se uma das perguntas tiver a resposta SIM, é sinal de que é preciso investigar a questão de forma mais aprofundada. Procurar um médico é uma boa opção.
obs: Material do Hospital Albert Einstein
C - Tratamento
1 - Aceite que é alcoolatra
2 - Procure ajuda médica
3 - Frequente uma AAA ou algum grupo de apoio
4 - Pratique esportes
5 - Saiba que não vai ser fácil e se não conseguir de primeira não quer dizer que não vai conseguir
6 - Afaste-se ao menos durante um periodo das pessoas e habitos que te levam a beber
Existe um protocolo muito utilizado em medicina que se chama CAGE que é bastante útil para triagem de homens em risco de alcoolismo. ele se baseia nas seguintes perguntas:
1- Alguém já lhe disse que você deveria parar de beber?
2- Alguém já lhe incomodou ao criticar o seu hábito de beber?
3- Você já se sentiu culpado por beber?
4- Alguma vez você já teve que beber pela manhã para se acalmar ou para curar uma ressaca?
A triagem é considerada positiva quando alguém responde "sim" a qualquer pergunta, sendo que caso a resposta seja sim para duas ou mais é alta a probabilidade desta pessoa ter algum problema relacionado ao uso de álcool (o mais emblemático é o alcoolismo, mas existem outros).
Para mulheres se costuma usar o protocolo TWEAK:
1- Quantos drinks (doses, shots etc) você consegue beber? (positivo para mais de 6)
2- Algum amigo seu mais próximo ou familiar criticou o seu hábito de beber no último ano?
3- Você costuma beber logo cedo pela manhã?
4- Algum amigo seu ou familiar já lhe falou sobre coisas que você fez ou disse enquanto bebia e das quais você não se lembrava de ter feito ou dito?
5- As vezes você sente que deveria parar de beber?
A triagem é considerada positiva quando 3 ou mais itens pontuam. Claro que existem vários outros fatores que devem ser levados em consideração de forma que é plenamente possível uma pessoa negativar os dois protocolos e ainda assim ter um problema relacionado ao álcool. Os principais itens, na minha opinião, são o critério 1 (C) do CAGE e o 4 (A) do TWEAK, mas é sempre bom também avaliar se o uso do álcool tem trazido algum tipo de problema porque costuma surgir daí a demanda terapêutica (pode ser qualquer problema, social, econômico, de saúde etc). Quando é o caso, vale a pena buscar ajudar profissional
- @Zurra
Postagen do @Nose
Falo com conhecimento da causa, quase 15 anos desde que comecei a beber e nos últimos 5 bebendo todos os dias.
Parei a partir do momento que entendi que álcool é um veneno, tão forte que precisa ser misturado, em pequenas quantidades, com algo amargo ou doce para disfarçar o sabor e você conseguir enfiar para dentro. Se não acredita, pare e tente tomar álcool puro, é impossível, dá náusea só de cheirar.
É tão veneno que é usado como desinfetante, para matar coisas vivas.
Fiz uma lista daquilo que beber me traz de mal, compartilho aqui com vocês:
- Para começar, álcool é uma droga sedativa/depressiva, que desacelera seu organismo, daí vem a falsa sensação de relaxamento. Porém nosso cérebro, quando identifica esse aumento dos sedativos no corpo, libera adrenalina em quantidades absurdas para combater esse efeito - daí a euforia que sentimos certa de 30-40 minutos depois da primeira dose. E para desacelerar essa euforia, nós bebemos mais álcool, para relaxar novamente, repetindo o ciclo. Por isso conseguimos beber sem parar (motivo que é praticamente impossível beber uma dose só). Essa desgraça desbalanceia totalmente nosso equilíbrio químico e principalmente nosso sono, ferrando nosso ciclo natural. Vem daí o cansaço, mal humor, sentimento de preocupação/culpa exagerados, dificuldade de lidar com os problemas, perda de memória e com o tempo, depressão.
- Ganho de peso - ingerimos calorias vazias que nosso organismo - diferente das proteínas, carbo e gorduras e pelo fato de ser uma droga - não consegue armazenar e tem que queimar na hora. Vem daí a sensação de calor, suor e aumento dos batimentos cardíacos enquanto estamos bebendo (e por muitas horas depois). Além disso, tudo aquilo que consumimos enquanto bebemos vira gordura (todo o açúcar e carboidratos da própria bebida mais o que comemos junto - o que sabemos, não é pouco) pois nosso organismo está queimando as calorias vazias do álcool e guardando o resto. Vem daí a barriga de cerveja. Eu, mesmo me exercitando muito na minha época de bebedeira, não conseguia me livrar dessa barriga...
- Dificuldade de ganho de músculos - pela desidratação que a bebida causa
- Queda de testosterona o que prejudica tudo: apetite sexual, ganhos de músculo, aumento de gordura, crescimento da mama.
- Fora tudo isso e uma das coisas principais, é o quanto babaca a gente fica quando bebe. Para mim isso foi uma descoberta. O quanto de besteira, ego inflado, briguinhas bobas, falta de paciência o fato de beber nos causa - e falo isso para todos, não somente aqueles que bebem regularmente. Vão a uma festa/encontro social regrado a álcool e reparem. Depois de cerca de uma hora o nível de babaquice das pessoas que estão bebendo começa e só tente a aumentar, é gente falando de si própria o tempo todo, contando vantagem, fazendo graça sem graça, arrumando encrenca, ciúmes - só coisa ruim (e eu fazia as mesmas coisas...). Tudo desnecessário e o contrário do que é divertimento.
Hoje minha vida é incontavelmente melhor. Acordo todos os dias disposto, bem humorado, faz séculos que não sei o que é ter dor de cabeça e indisposição. Trabalho mais, estudo mais, durmo melhor, vivo melhor.
Tudo isso mudando somente uma coisa ridicularmente pequena na minha vida: parar de ingerir veneno.
Mais algumas coisas:
- Estraga os dentes e a gengiva.
- Dá mal hálito e mal cheiro - isso é igual cigarro, a gente só percebe quando não está bebendo o quanto a gente fedia...
- Me fazia acordar todo dia umas 4-5 da manhã pois ferrava meu sono
- Eu andava sempre preocupado muitas vezes sem motivo aparente
- Meu desempenho na bike e na corrida era mediocre, mesmo treinando 5-6 vezes na semana (minha sorte era que eu não bebia muito, apesar de beber todos os dias, então eu ainda conseguia treinar)
- Me fazia comer compulsivamente
- Minhas manhãs no trabalho eram uma merda, geralmente super mal humorado e sem paciência
- Eu dava um péssimo exemplo para todas as pessoas próximas a mim, principalmente familiares já que beber é visto como algo bom e divertido quando na verdade não é. Então os mais novos começaram a copiar minha atitude e começaram a beber
- Chance alta de câncer na boca, garganta e estomago
- Muita dificuldade em me concentrar em tarefas mais complexas - fiquei burro (kkk)
- Minha memória era horrível, não lembrava de nada que acontecia enquanto estava bebendo (esquecia os filmes que tinha visto, conversas com pessoas, nomes, fatos).
" o caos vai se instaurando aos poucos na sua rotina e quando percebemos ja perdemos o controle"
- @joaofrango

- Tópicos
Álcool e drogas podem estar diminuindo a expectativa de vida das populações - Saúde & Esportes - Bastter.comLutando contra o alcoolismo - II - Saúde & Esportes - Bastter.com- Livros sobre o assunto:
https://www.amazon.com/This-Naked-Mind-Discover-Happiness/dp/0996715002https://www.amazon.com/Alcohol-Explained-William-Porter-ebook/dp/B00W4D1YW4