Olá bastters, tudo bem?
Meus amigos, após dar uma vasta lida na filosofia do site, vídeos do Bastter sobre o tema, a área #VAILAEFAZ e tópicos sobre segunda fonte de renda (inclusive para servidores públicos, que é o meu caso) fiquei com uma dúvida realmente grande a respeito de "monetização" e "gestão de tempo".
Sou uma pessoa que adora estudar, inclusive coisas diversas (ex: estou terminando um mestrado na minha área e na sequência vou para ciência de dados, depois, ideia é continuar doutorado e etc). Nesse sentido, caso minha área vá para o espaço, acredito que conseguirei transicionar, mesmo que no exterior se for necessário (professor, cientista de dados, consultor jurídico e etc).
No entanto, me pergunto se a melhor solução é:
A) criar uma segunda fonte de renda (não necessariamente um emprego, mas uma segunda fonte de renda mesmo), mesmo que diminua o tempo para fazer o que adoro (aprender coisas novas, fazer projetos laterais e etc), pois teria q me voltar para monetizar algo "paralelo".
B) focar as novas habilidades e a existência constante de um tempo disponível para novos aprendizados na profissão principal (ainda que no serviço público), a fim de permitir uma escalabilidade maior no médio/longo prazo (quem sabe sair pra iniciativa privada no futuro, por exemplo).
Já consigo poupar uma quantidade relevante mensalmente (na casa dos 5 dígitos, constantes, todos os meses) e ainda sou novo (tenho 27 anos), buscando me educar frequentemente para evitar sardinhagem. Não pretendo nunca me aposentar, pois amo o que faço. Minha dúvida é só se arrumar dois vínculos de monetização (ainda que não um outro emprego) não acabaria afetando tudo!
Obrigado pela ajuda!