Na ideia de
foco no trabalho e de se desligar de ruídos sobre mercados, cotações e outras sardinhices por ai, vim falar de uma ferramenta que me ajudou muito nos últimos anos.
Para contextualizar, sempre gostei muito de jogos, de entender como funcionam as mecânicas e coisas do tipo. O problema é que vários deles são feitos para viciar (estilo Diablo, talvez?) e as vezes isso pode tomar muito do seu tempo sem que você perceba.
Uma solução que achei foi usar isso a meu favor. Tem uma plataforma que chama
Habitica que venho usando desde 2015. Basicamente, consiste em gamificar sua vida.
Você pode definir hábitos, coisas a fazer diariamente ou listas de tarefas, que quando completa você ganha dinheiro e experiência, assim como quando deixa de fazer leva dano. Tem um sistema de grupo que também permite fazer missões, matando "chefões" juntos ou procurando ítens. Pode definir recompensas on e offline, como por exemplo para trocar X moedas adquiridas durante a semana por uma cerveja no fim de semana.
Acho que ela vem bem de encontro com discussões aqui da comunidade, de exercitar um hábito de cada vez, fazer uma coisa melhor a cada dia. Por ser estilo sandbox, cada um pode jogar de um jeito, sem um objetivo definido,
se adequando a sua realidade. A ideia das missões também fica bem parecido com as maratonas aqui do Basster.com , aonde várias pessoas fazendo uma atividade junto acabam se motivando (com o adicional que se vc não fizer as coisas que vc mesmo definiu para fazer, vc ainda pode dar dano em todos eles).
Juntamente a isso, uso também um adicional de
pomodoro, feito por um usuário da plataforma, que desativa alguns sites durante o pomodoro (períodos de 25 minutos para se concentrar em alguma tarefa). Para mim, bloquear sites de notícias, youtube e até mesmo o Bastter.com têm sido muito benéfico nesses períodos para me concentrar no trabalho, ainda mais em home office com tantas distrações por perto.
Espero que essa ferramenta possa ajudar alguém por ai. Na pesquisa, achei somente duas postagens sobre produtividade que tem um comentário sobre o Habitica, que vou deixar o link abaixo para quem se interessar:
Para quem tem problemas com procrastinação, falta de foco, rendimento baixo, etc - #VAILÁEFAZ! - Bastter.comDefinição de metas - #VAILÁEFAZ! - Bastter.com