13 Capacidade de analisar carteira. Alguém tem isso? comentada em 29/01/2022 14:30 Assuntos Gerais Peter_Rich em 28/01/22 22:53 comentada em 29/01/2022 14:30 "Uma dica é que você tente não ultrapassar o número de 15 ativos diferentes no total da carteira. Essa dica é importante pois, quanto maior o número de ativos, menor é o tempo que você conseguirá dedicar pra cada um dos ativos que você escolher de maneira individual, o que atrapalha a sua capacidade de análise."O que mais encontramos no assunto DIVERSIFICAÇÃO é esse conselho acima. O que é capacidade de análise de uma carteira? Adivinhação? Por mais que a gente consiga definir o que é uma boa empresa, sempre será com dados do passado, o que pode aumentar a chance mas não garante nada. Prefiro ficar com os conselhos da comunidade. Quanto mais a gente diversifica, menos risco teremos por empresa. Não sabemos o futuro e não investimos em uma carteira do passado, ou seja, tudo pode acontecer no futuro com nossos ativos. Quanto maior a diversificação melhor. 15 ativos certamente é um número baixo. Já ouvi gente aqui falando em 100 ativos pelo menos. Só em stocks eu tenho um alvo de 100. Será que um número muito grande de ativos acaba por não afetar mais o risco? O mercado tem um risco inerente que não vai acabar com o aumento do número de ativos, segundo esse gráfico abaixo. Se escolhemos 100 ativos, serão os 100 melhores na nossa opinião (falha) mas se optarmos por 200, será que começaremos a fragilizar os nossos critérios? Só uma reflexão que reforça realmente os 2 grandes fundamentos pregados aqui: APORTE E TEMPO. Parece-me que a diversificação é importante até um certo ponto, depois vira paranóia e passa a não diminuir mais o risco, ou seja, não faz tanta diferença. Isso faz sentido ou é uma grande burrice?