Sei que possuem vários relatos parecidos e dicas sobre o assunto na bastter.com mas espero que o meu possa também servir de aprendizado para outras pessoas.
Fui transferido do meu trabalho de um Estado para outro que é certa de 2500km de distância. Um amigo estava saindo da cidade que moro atualmente e ofertou sua moto para mim comprar, uma CG 2009, simples, de baixo custo e com o preço bem abaixo da fipe. Falou que a manutenção estava toda em dia, a moto estava na casa de um colega dele, confiei nele e fechamos negócio. Ao pegar a moto a mesma estava falhando para dar partida e sem força para desenvolver, mesmo assim pensei que seria coisa simples por estar a um tempo parada, pensei em desistir do negócio mas eu mantive a minha palavra. Levei no mecânico para revisão, paguei a manutenção, porém surgiram vários serviços a serem feitos, passaram uns dias e voltou a falhar, precisei retificar o motor. Para completar, a moto é de outro estado (eu já sabia e pensei que fosse simples de resolver), está maior rolo para os Detrans realizarem a transferência, já contratei um despachante para fazer parte do serviço e essa semana, esse meu amigo alegou que ele já comunicou a venda para o DETRAN-MS, lavou suas mãos e agora eu que corra atrás para regularizar a transferência da moto. Fiquei chateado, falei para ele que se preocupou apenas em receber o dinheiro da venda da moto, porém a documentação ainda está enrolada e ele me falou que ia transferi-la. Já perdi meu tempo indo no DETRAN 2 vezes e me estressando com o assunto algumas semanas, gastei mais de R$1MIL reais em mnt e nunca cobrei dele e ele vem falar que agora eu que corra atrás e jura que a moto era muito bem manutenida(coisa que os próprios mecânicos falaram que não estava).
É Senhores, por mais que os meus gastos com a moto que recém adquirida foram baixos, é melhor comprarmos um carro/moto numa concessionária ou numa empresa grande que nos dê um mínimo de aagarantia do que "confiarmos em um amigo", ferir uma amizade e se estressar com rolos.