Um breve resumo da minha vida, estou beirando os 40 anos já, sou casado (não no papel), são mais de 10 anos juntos, temos filhos, mas não tenho nada no meu nome. A casa está no nome da minha mulher, o carro também, e temos um outro carro de parentes que fica disponível para mim. Na época que fomos morar juntos, o salário dela era 3x maior do que o meu, mas fui evoluindo, estudando, e hoje ganhamos quase a mesma coisa. Nossa relação é de amor e ódio, nosso relacionamento está sempre se equilibrando em fios, e o que sustenta são os filhos. Não faço questão de deixar tudo para ela, caso um dia ocorra uma separação, penso em minha paz, correr atrás disso ia tirar a paz de todo mundo. Então tem 2, 3 anos que comecei a guardar uma % do salário para se um dia isso acontecer, eu ter como me virar, e não sair com uma mão na frente e outra atrás. Hoje eu tenho reserva de emergência de 1 ano, e metade do valor de uma casa simples de entrada, tudo investido em Tesouro Direto. Como esse dinheiro é um dinheiro que eu não tenho certeza quando vou usar, e se realmente vou usar no curto/médio prazo, esse ano comecei a mudar o cenário de investimento, e comecei a diversificação com ações, FII, stocks e reserva de valor para aproveitar uma possível valorização maior do que o Tesouro SELIC em um possível médio/longo prazo. Apesar de eu não ter problema de investir em ações, acredito que sou uma pessoa que consegue lidar bem com altas perdas, e não vender, já que eu sei que estou utilizando a melhor estratégia, mas sempre fico com uma pulga atrás da orelha, se essa minha estratégia atual, está sendo realmente a melhor ou se é melhor eu deixar 80% ~ 90% em renda fixa, e quando tiver o montante de uma casa, e de um carro, ai sim eu penso em fazer uma diversificação mais pesada, diminuindo essa porcentagem em renda fixa e aumentando a de renda variável. O que vocês me aconselhariam? Lembrando que a questão maior é:
Não sei quando vou precisar desse dinheiro, pode ser 3, 5, 20 anos.
Feliz dia das mulheres para todas as mulheres da comunidade da Bastter.