Aproveitando o tópico do extimido, vou contar uma história minha de alguns meses atrás
Encontrei um carro que curti muito (Fastback Limited Edition 2024) e mandei mensagem na OLX
No meio do papo, o cara perguntou qual era meu carro, oq achei estranho pois geralmente as pessoas odeiam quando alguém oferece outro carro como uma parte do pagamento
Perguntei se ele vendia carro ou era pessoa física normal
Ele disse que era Pessoa Física e disse: "to querendo um carro de menor valor". No meu entender, deu a impressão que ele tava apertado financeiramente e queria dinheiro. Até aí tudo bem, seria uma boa chance de fazer uma troca com uma pessoa precisando de grana
Marquei de ir no trabalho dele pra ver o carro...chego lá e ele olha meu carro e começa a achar alguns defeitos pontuais que nem eu jamais havia notado (e ele tinha razão, eram coisas pequenas mas que de fato existiam). Já achei estranho porque ele parecia entender muito bem de carros
Depois fui dar uma volta no carro dele pra testar...rodei uns 5 km com o vendedor no passageiro (inclusive fui na casa do ex-sogro dele pra deixar um item que ele pegou emprestado do véio)
O carro tava excelente, pouco rodado (20 mil km) e em perfeitas condições, com tecnologia e potência muito boa (motor 1.3T)
Ele disse que pegou esse carro da tia dele em outro estado vizinho...no meio do papo, também descobri que nós tínhamos um amigo em comum
O problema foi na hora de negociar...Eu queria fazer uma FIPE pela outra e eu botava 50k em dinheiro
Ele disse que meu carro era mais frio e o dele era quente, daí botou 83% da FIPE no meu e queria vender o dele por 100% da FIPE, oq daria uma diferença de 64k
Daí eu entendi...a grande questão é que ele é revendedor de carro, mas ele não me informou isso...e eu perguntei lá na OLX. Eu não me importo que ele queira um lucro, afinal é a profissão dele
Mas ele não deixou isso transparente inicialmente. Eu não me importo que ele queira um lucro, afinal é a profissão dele (2ª renda, no caso), mas ele não deixou isso transparente inicialmente
Disse que meu carro era "frio" e o dele era "quente". Resumindo...ele queria ganhar em cima de mim tanto na venda quanto na compra
Daí eu disse que iria ver com minha esposa e falava com ele. Algumas horas depois mandei um áudio agradecendo pela atenção e dizendo que não tinha interesse.
Depois, conversando com esse amigo em comum, descobri que eles haviam se encontrado nesse outro estado justamente 15 dias antes e o cara disse que tava indo lá pra "ver um Fastback e talvez comprar". Ou seja, nem devia ser da tia dele coisa nenhuma....
Enfim, no fim das contas decidi foi continuar com meu carro por mais algum tempo mesmo já que atualmente ele me atende 98% perfeitamente