Sou CLT e tenho focado bastante no meu trabalho ultimamente, tem dado bons resultados e isso abriu algumas possibilidades que eu nem imaginava. Inclusive algumas que vão além da empresa em que trabalho.
Com isso, após alguns estudos, vi que o melhor caminho era abrir uma mei em meu nome para os demais projetos da porta para fora da empresa CLT.
IRRF de CLT é moleza, já de Cnpj é um pouco mais chato. Mas é uma vez ao ano, então dá pra fazer.
Sobre imóveis, pretendo vender um que tenho alugado para comprar uma casa para minha família a vista. Me parece que há como vender e comprar outra em seis meses sem precisar pagar IR no lucro. Não estudei ainda no detalhe, pretendo fazer quando o momento.
Na família, minha filha é pcd, o que me parece prover alguns benefícios tributários. Nunca fui atrás pois toda minha pesquisa é em torno do desenvolvimento dela, essa parte fiscal eu de fato deixei de lado.
Ainda na família, eu não vejo problemas em fazer minha declaração de IRRF, mas para minha esposa é um verdadeiro martírio. Sem falar que temos de fazer o dos nossos sogros.
Além disso, eu contribuo com uma instituição de caridade via pix. Vi que é possível eu doar também parte do IRRF para ela, mas também nunca fui atrás. Nem se é possível abater isso de algo para ter menos imposto.
Consegui deixar de ser zé continha e isso tem dado bons resultados. Nunca tive preguiça de estudar, mas hoje me questiono se a rotina não ganhou uma complexidade maior e se estudar sobre tributação não me tomaria um tempo muito maior do que eu focar no meu trabalho e simplesmente terceirizar essa parte, e ir só consultando o contador no que fazer. Como autocrítica, posso ter alguma resistência em terceirizar tanto da vida pessoal assim ($$$) para um terceiro, mas começo a achar que essa parte estaria melhor com um profissional qualificado do que comigo.
Até acho que tenho deixado 'dinheiro na mesa' nesse aspecto, por negligenciar e focar em outras frentes, mas tem sido o caminho que sinto ter dado certo e não tem me incomodado.
Enfim... vi que temos faq para escolher médico, advogado... mas quando é hora de buscar um bom contador para cuidar da saúde fiscal familiar? Imaginando até que o valor que terei em eficiência nesta matéria provavelmente seja suficiente para custear o profissional e até poder beneficiar um pouco mais minha familia e até uma instituição de caridade.
Se puderem compartilhar ideias e experiências nesse tema rumo à paz, agradeço!