É isso, amigos.
Hoje é meu dia de dar notícia triste.
Há 2 dias, no dia 06/07, meu amigão descansou (esse do avatar).
Nosso amigo tinha 7 anos e 10 meses, tratou um mastocitoma há 2 anos e no dia 23/12 descobrimos um linfoma multicêntrico ao apalpar os linfonodos submandibulares.
Fizemos todo o protocolo de quimio de janeiro a junho e ele respondeu superbem. Comecinho de junho terminou e estava em remissão.
Uns 10 dias depois, encontramos um nódulo na perna esquerda. Fizemos citologia e deu compatível com linfoma cutâneo. Marcamos a oncologista para dali a 3 dias e quando levamos, os lifonodos já estavam todos inchados de novo. Recidiva do linfoma multicêntrico associada a um linfoma cutâneo.
Ainda assim tinha esperança, e ele estava clinicamente bem. Fizemos o protocolo de resgate.
No dia da quimio nova, uma convulsão. Corremos com ele pro hospital, ele ficou em observação e convulsionou de novo no dia seguinte. Levamos para SP e fizemos ressonância. Linfoma chegou no cérebro.
Começamos os anticonvulsivos e recomendaram uma quimioterapia para dali a 1 semana (sexta, dia 03/07). Levamos, aplicação em dose lenta, fizemos tudo e marcamos a onco para segunda, dia 06.
No sábado ele estava triste, mas sabado a noite melhorou. Domingo acordou bem, mas teve uma nova convulsão, curta e rápida. Linfonodos desinchados.
Domingo à noite os linfonodos tinham inchado de novo, mais que antes, e ele teve uma convulsão mais longa. Ali eu já sabia que no dia seguinte seria o último. O olhar dele mudou.
Segunda-feira foi o dia da decisão mais difícil que já tomei. Tentamos tudo, mas não era justo insistir quando eu vi que o sofrimento começou. Era um cachorro feliz que amava a vida, a prova de que existe bondade no mundo.
Como já disse o Bastter:
Cada vez que um cachorro parte, ele leva um pedaço do coração dos donos junto com ele.
E cada vez que um cachorro chega, ele abençoa o dono com um pedaço do coração dele.
Se eu viver uma vida longa, com sorte, quem sabe todas as partes do meu coração serão de cachorro e nenhuma mais de gente.
Fica abaixo minha homenagem, com a música do Streetlight Manifesto que há anos me lembra dele - Somewhere in the Between.
"So you were born, and that was a good day
Someday youll die, and that is a shame
But somewhere in the between was a life of which we all dream
And nothing and no one will ever take that away
You had a love and that love had you
And nothing mattered, you were fine
And some will complain, theyre just bitter, what a shame
They know that loving and losing is better than nothing at all"
Hoje o mundo ficou mais triste e o céu dos cães ficou mais feliz.
Vai em paz, meu amigo!
É assim que sempre vou lembrar de você.
Ver mais