Bastter sempre falou para não reclamarmos e sobre o quanto isso é destrutivo. E eu procurei seguir isso à risca. Mas, durante determinado período da minha vida, precisei conviver com pessoas que têm a reclamação como hábito. E hoje posso afirmar: tem gente que é viciada em procurar motivos para reclamar. E o simples fato de você conviver com essas pessoas pode te levar para o buraco junto.
É incrível como me afastar desse tipo de gente me fez bem. E não é que sejam pessoas ruins, tá? Porque não são. Todas elas são muito trabalhadoras, honestas e pessoas do bem, mas não percebem que estagnaram na vida porque têm o hábito de enxergar o lado negativo de tudo. Consequentemente, vivem entristecidas e procurando motivos para se complicar.
E sabe o que eu percebi? Toda pessoa que reclama não gosta de ser contrariada. Então, por exemplo, se alguém chega ao trabalho reclamando que pegou um trem lotado em um dia de chuva e você fala: Olha, tem gente que adoraria estar trabalhando e pegando um trem no seu lugar para conseguir vir até aqui, aí é que ela se irrita mais. Ela não vai olhar para isso e pensar: Realmente, estou sendo mal agradecida. Ela vai te achar um escroto, provavelmente te chamar de coach e falar que você é chato.
Então, aqui vai meu conselho: além de não reclamar e agradecer diariamente, não questione pessoas reclamonas. Deixe que elas reclamem e fique no seu lugar. Apenas se afaste, na medida do possível.
Ah, e reclamar delas também não vale, tá? Eu sei que parece que estou reclamando, mas só estou usando o meu caso como exemplo, porque realmente a minha vida deu uma estagnada quando me cerquei de pessoas que reclamavam de tudo. E só quando me afastei é que ela voltou a andar.
Ah, e usem a ferramenta da Bastter de gratidão. Se não usarem essa, criem um habito de todo dia procurar um motivo para agradecer.