Tenho 24 anos, sou casado e moro atualmente nos EUA. Ultimamente, tenho sentido uma angústia tão grande em relação ao futuro que, às vezes, me pego com a cabeça a uns 10 ou 15 anos lá na frente. Eu cresci com uma boa perspectiva de futuro. O roteiro esperado era o clássico: escola, faculdade, emprego e sucesso. Porém, quando completei 15 anos, minha mãe decidiu se mudar para os EUA para reconstruir a vida após o divórcio. Eu vim com ela, entrei no
high school e terminei o ensino médio normalmente. Foi aí que a minha ficha caiu:
"E a faculdade?" Nos EUA, o acesso a uma universidade realmente boa é extremamente caro. Eu teria que trabalhar, e minha mãe precisaria sacrificar uma fatia significativa do seu salário. Diante disso, resolvemos a situação de uma maneira que parecia simples: eu voltaria para o Brasil para morar com o meu pai, prestaria vestibular e tentaria entrar em uma faculdade federal. Cheguei ao Brasil no dia 3 de novembro de 2019. Em janeiro cursinho, em março, Covid. A vida de todo mundo virou de cabeça para baixo, e a minha não foi diferente. Por motivos que já não vêm ao caso e resumindo a história: Em aprox 5 anos não consegui entrar em nenhuma faculdade e não passei em nenhum concurso. Diante desse cenário, eu e minha esposa, na época namorada, decidimos voltar para os EUA. E aqui está o meu ponto central hoje: atualmente, trabalho em um subemprego, não tenho uma profissão formal e isso tem me destruído por dentro. No ano que vem, vou começar uma faculdade que tenho plena consciência de que farei apenas para "ter o papel". Ainda assim, algo me assola profundamente: será que estou no caminho certo? Sei que financeiramente vou colocar minha vida no lugar, mas como o Bastter diz, quem constrói riqueza é o nosso trabalho, mas e quando eu chegar no Brasil com o diploma de uma "uniesquina", alguma empresa vai aceitar? A questão do concurso público e a refoma administrativa nem se fala... Nossos planos são voltar para o Brasil nos próximos 6 a 8 anos, comprar nossa casa própria, ter nosso carro e nosso dinheiro investido. Mas a falta de uma profissão me machuca. Escolhi cursar contabilidade na tentativa de obter um diploma de nível superior, algo que considero indispensável nos dias atuais. Não sou um cara ambicioso no sentido ganancioso da palavra. Para mim, vencer na vida significa não ter dívidas, ter o meu imóvel, estabilidade financeira e um emprego ok seja no setor privado ou passando em um concurso, tanto faz. Só quero ter a dignidade de um emprego que me permita dar orgulho para a minha esposa e construir uma vida honesta para nós. Quero muito saber se alguém aqui dessa comunidade já passou por um momento de vida parecido em que parece que você vai morrer nessa vida em que você foi empurrado para dentro e se poderia me dar um acalento, me dizer que conseguiu, mesmo na época achando que não, sair desse pântano e "vencer" na vida. Apesar de tudo, sou muito esforçado, tenho vontade de melhorar e quero aprender sempre. Sei que sou um cara inteligente e que apenas dei azar no meio do caminho.
Mesmo assim, o meu maior medo é me tornar um fracassado.