TL;DR: Estou me mudando do Brasil para os EUA, visto de trabalho, darei saída fiscal do Brasil. Passei semanas juntando informações espalhadas sobre o que fazer com investimentos brasileiros antes da Saída Definitiva. Não encontrei nada consolidado. Então decidi documentar tudo que pesquisei, as decisões que tomei, e as alternativas para cada classe de ativo. Espero que sirva de referência para quem passar pela mesma situação.
Disclaimer: Não sou contador nem advogado. Consultei profissionais, mas as decisões abaixo são minhas. Faça sua própria diligência. Valores omitidos propositalmente.1. Contexto: por que é tão complicado?Quando você sai do Brasil de forma definitiva e se torna residente fiscal de outro país, três coisas acontecem simultaneamente:
A Receita Federal quer saber (Comunicação de Saída Definitiva + Declaração de Saída Definitiva)
O Banco Central quer saber (regras de conta de não residente, Bacen)
O país de destino quer saber (no meu caso, o IRS dos EUA com FATCA, FBAR, PFIC)
O problema é que as regras desses três mundos colidem de formas que ninguém explica direito. A maioria dos assessores de investimento no Brasil não entende a parte do IRS americano, enquanto os CPAs americanos não entendem IR brasileiro. Você fica no meio.
2. As armadilhas que você precisa conhecer ANTES de sair
2.1. A armadilha do PFIC (Passive Foreign Investment Company)
O IRS classifica fundos de investimento estrangeiros (na perspectiva deles) como PFICs. Isso inclui:
FIIs (Fundos Imobiliários)
ETFs brasileiros
Fundos de investimento em geral
Por que é perigoso: Se você mantiver PFICs como residente fiscal americano, precisa preencher o Form 8621 para CADA fundo, todo ano. O regime tributário é punitivo: o IRS pode taxar os ganhos como renda ordinária (até ~37%) ao invés da alíquota de capital gains (15-20%), além de cobrar juros compostos sobre ganhos acumulados (o chamado "excess distribution regime").
O que eu fiz: Vendi 100% dos FIIs antes de sair do Brasil.
Alternativas:Manter e reportar via Form 8621 com eleição QEF ou Mark-to-Market. Viável para posições grandes e com assessor fiscal americano dedicado.
Ignorar e torcer para o IRS não perceber. Péssima ideia. As multas por não declarar PFIC são severas.
2.2. FATCA e FBARFBAR (FinCEN Form 114): Se a soma de TODAS as suas contas financeiras no exterior ultrapassar US$ 10.000 em QUALQUER momento do ano, você precisa declarar todas elas ao FinCEN. Isso inclui conta corrente, poupança, corretora, Tesouro Direto, tudo.
FATCA (Form 8938): Similar ao FBAR, mas com thresholds mais altos e reportado junto com o tax return.
Por que importa: Manter Tesouro Direto, renda fixa, ou até saldo em conta corrente no Brasil gera obrigação de FBAR/FATCA. Para valores pequenos, o custo anual de um CPA que entende foreign accounts (US$ 500-1.000+) anula o rendimento.
2.3. Contas bancárias de residente vs. não residenteA regra do Bacen: Após a Comunicação de Saída Definitiva, você NÃO pode manter uma conta bancária de residente no Brasil. Suas contas serão congeladas ou encerradas compulsoriamente quando o banco descobrir.
O que eu fiz: Vou encerrar todas as contas de residente após liquidar e remeter tudo. No futuro, abrirei uma Conta de Não Residente (CNR) para manter capacidade de Pix e BRL quando visitar o Brasil.
Alternativas:CNR em qualquer banco que ofereça (BTG, Itaú, Bradesco). Pesquise qual tem menor custo de manutenção e suporta Pix para não residente.
Não ter conta no Brasil. Viável se você não pretende receber nada em BRL nunca mais.
3. O que fazer com cada classe de ativo3.1. Ações brasileiras (B3)Decisão: Vender 100%.
Por quê: Ações brasileiras não são PFIC (são ações diretas, não fundos). O IRS taxa normalmente como capital gains. Então tecnicamente você PODERIA manter. Mas:
Você precisará reportar no FBAR/FATCA
Dividendos brasileiros (isentos no BR) viram renda tributável nos EUA
JCP (Juros sobre Capital Próprio) vira um pesadelo de conversão cambial
Ao vender no futuro, o cost basis precisa ser convertido para USD na data original de compra
Corretora brasileira pode complicar sua vida quando descobrir que você é não residente
Como funciona a isenção de R$ 20kSe o
volume total de vendas de ações em um mês calendário for inferior a R$ 20.000,
todo o lucro é isento de IR. O que conta é o volume de VENDA (preço x quantidade), NÃO o lucro.
Importante: A isenção vale APENAS para ações. FIIs têm regra própria (sem isenção). Ouro financeiro tem sua PRÓPRIA isenção de R$ 20k, separada da de ações.
Estratégia de batchingMês 1: Vendi apenas as ações com LUCRO, totalizando ~R$ 19.000 em volume de vendas (abaixo de R$ 20k). Imposto: R$ 0. Guardei as ações com PREJUÍZO para o mês seguinte.
Mês 2: Vendi todas as ações restantes (todas com prejuízo). Prejuízo líquido. Imposto: R$ 0.
Ponto crucial: NÃO venda ações com prejuízo no mesmo mês que você está usando a isenção de R$ 20k. O prejuízo seria "desperdiçado" porque não há ganho tributável para compensar. Guarde os prejuízos para um mês onde terá vendas acima de R$ 20k.
Se sua carteira for maior que ~R$ 40k em ações com lucro: Você vai precisar de mais meses de batching (R$ 19.999 por mês). Planeje com antecedência.
3.2. FIIs (Fundos Imobiliários)Decisão: Vender 100%.
Por quê: PFIC. Ponto final. Não há cenário onde vale a pena manter FIIs como residente fiscal americano com uma carteira pequena/média.
Tributação no Brasil: 20% sobre o lucro líquido, sem isenção de R$ 20k. Mas: prejuízos de FIIs compensam ganhos de FIIs no mesmo mês. No meu caso, o resultado líquido de todos os FIIs foi PREJUÍZO, então paguei R$ 0 de DARF.
Dica: Se você tem FIIs com prejuízo e FIIs com lucro, venda todos no mesmo mês para que os prejuízos compensem os ganhos.
3.3. Tesouro DiretoDecisão: Vender 100%.
Por quê: FATCA/FBAR. Para posições pequenas/médias, o custo de compliance supera o rendimento.
Tributação: IR retido na fonte automaticamente pela corretora (tabela regressiva: 22,5% até 180 dias, 20% de 181-360, 17,5% de 361-720, 15% acima de 720 dias). Não precisa gerar DARF.
Timing: Venda antes de virar residente fiscal do país de destino. Se vender depois, precisa declarar o ganho nos dois países e lidar com foreign tax credit.
3.4. Ouro (físico ou financeiro)Se financeiro (B3): Tem isenção própria de R$ 20k/mês (separada da de ações). Se sua posição vale menos de R$ 20k, venda em um mês sem outras vendas de ouro: isento.
Se físico (barras, moedas): Não gera obrigação de FBAR/FATCA (são bens físicos, não contas financeiras). Pode manter sem dor de cabeça de compliance. MAS: quando vender nos EUA, o IRS classifica ouro como "Collectible" e taxa até 28% sobre o ganho, ao invés dos 15-20% normais de capital gains.
3.5. Bitcoin e criptomoedas
Decisão: Manter (se em self-custody).
Self-custody (paper wallet, hardware wallet) não é conta financeira: sem FBAR, sem FATCA
Não há evento tributável até a venda
Não é PFIC (é ativo, não fundo)
Atenção: Se suas criptos estiverem em exchange (Binance, Mercado Bitcoin, etc.), a exchange É uma conta financeira estrangeira e entra no FBAR. Considere mover para self-custody antes da mudança.
3.6. Ações e REITs americanos (já detidos via corretora americana)Decisão: Manter. Já são ativos domiciliados nos EUA. Não são PFIC. Apenas atualize seu status de W-8BEN para W-9 quando virar residente fiscal americano.
3.7. Imóveis no Brasil
Decisão: Sem pressa. Imóvel não é conta financeira: sem FBAR, sem FATCA. Não gera obrigação anual nos EUA (a menos que tenha renda de aluguel). Quando vender: ganho tributável nos dois países, mas Foreign Tax Credit evita bitributação.
4. Minha sequência de execução
Mês 1 (antes de sair):Vendi 100% dos FIIs (resultado: prejuízo líquido, DARF = R$ 0)
Vendi ações com LUCRO até o limite de R$ 19.999 em volume (isento)
Vendi ouro (isento, abaixo de R$ 20k)
Mês 2 (ainda antes de sair):Vendi todas as ações restantes (prejuízo líquido, DARF = R$ 0)
Vendi todo o Tesouro Direto (IR retido na fonte)
Minha esposa vendeu o Tesouro Direto dela (mesma lógica)
Antes de embarcar:Remessa de BRL para USD via câmbio para corretora americana
Encerramos as contas bancárias de residente
Após a mudança:Comunicação de Saída Definitiva (até 30 dias após a saída)
Abrir conta CNR para manter acesso a Pix/BRL
Declaração de Saída Definitiva (até abril do ano seguinte)
5. O que mantivemosAções americanas (já em corretora nos EUA): sem mudança
Títulos do tesouro americano (US Treasuries): sem mudança
Bitcoin em self-custody: sem evento tributável
Ouro físico (posição pequena): sem obrigação de declaração
Imóvel no Brasil (esposa): sem pressa, vende quando fizer sentido
6. DARFs: o que eu pagueiFIIs: R$ 0 (prejuízo líquido no mês)
Ações mês 1: R$ 0 (vendas abaixo de R$ 20k, isento)
Ações mês 2: R$ 0 (prejuízo líquido)
Tesouro Direto: IR retido na fonte automaticamente
Total de DARF gerado manualmente: R$ 0
7. Erros que eu quase cometi Quase vendi ações com prejuízo no mês isento. Se tivesse feito isso, teria desperdiçado o prejuízo (não teria ganho para compensar). Separe: mês isento = só vendas com lucro. Mês seguinte = vende o resto.
Quase mantive FIIs "porque o dividendo é bom." O custo de compliance de PFIC destruiria qualquer dividendo. Não vale.
Quase abri conta bancária nova antes de precisar. Ia abrir uma CNR agora, mas percebi que não preciso até depois da saída definitiva. Menos burocracia.
Quase mandei o dinheiro da minha esposa para minha conta. Remessa e corretora exigem remetente = destinatário. Cada um precisa da própria conta (ou conta conjunta).
8. Referências úteisPFIC: IRC §1291-1298
FBAR: FinCEN Form 114. Prazo: 15/abril, extensão automática até 15/outubro
FATCA: Form 8938
Isenção R$ 20k ações: 22 da Instrução Normativa RFB nº 1585/2015
FII tributação: Lei 8.668/93, art. 18 + IN RFB 1.585/2015
Comunicação de Saída: IN RFB 208/2002 + formulário no e-CAC
CNR: Resolução BCB nº 277/2022
Se alguém tiver passado pela mesma situação e tiver algo a acrescentar ou corrigir, por favor comente. A ideia é que este post sirva de ponto de partida consolidado para quem está saindo do Brasil com investimentos na B3.