TL;DR: Estou me mudando do Brasil para os EUA, visto de trabalho, darei saída fiscal do Brasil. Passei semanas juntando informações espalhadas sobre o que fazer com investimentos brasileiros antes da Saída Definitiva. Não encontrei nada consolidado. Então decidi documentar tudo que pesquisei, as decisões que tomei, e as alternativas para cada classe de ativo. Espero que sirva de referência para quem passar pela mesma situação.
Disclaimer: Não sou contador nem advogado. Consultei profissionais, mas as decisões abaixo são minhas. Faça sua própria diligência. Valores omitidos propositalmente.1. Contexto: por que é tão complicado?Quando você sai do Brasil de forma definitiva e se torna residente fiscal de outro país, três coisas acontecem simultaneamente:
A Receita Federal quer saber (Comunicação de Saída Definitiva + Declaração de Saída Definitiva)
O Banco Central quer saber (regras de conta de não residente, Bacen)
O país de destino quer saber (no meu caso, o IRS dos EUA com FATCA, FBAR, PFIC)
O problema é que as regras desses três mundos colidem de formas que ninguém explica direito. A maioria dos assessores de investimento no Brasil não entende a parte do IRS americano, enquanto os CPAs americanos não entendem IR brasileiro. Você fica no meio.
2. As armadilhas que você precisa conhecer ANTES de sair
2.1. A armadilha do PFIC (Passive Foreign Investment Company)
O IRS classifica fundos de investimento estrangeiros (na perspectiva deles) como PFICs. Isso inclui:
FIIs (Fundos Imobiliários)
ETFs brasileiros
Fundos de investimento em geral
Por que é perigoso: Se você mantiver PFICs como residente fiscal americano, precisa preencher o Form 8621 para CADA fundo, todo ano. O regime tributário é punitivo: o IRS pode taxar os ganhos como renda ordinária (até ~37%) ao invés da alíquota de capital gains (15-20%), além de cobrar juros compostos sobre ganhos acumulados (o chamado "excess distribution regime").
O que eu fiz: Vendi 100% dos FIIs antes de sair do Brasil.