Estou comprando à vista um imóvel no mesmo prédio onde resido de aluguel. Acontece que o apartamento em que moro vive na eterna iminência de ir a leilão (está envolvido em dois processos onde a construtora proprietária é a executada). Um vizinho comprou, anos atrás, um apartamento por menos de 70% do valor de mercado nessa mesma situação (deu sorte de que a concorrência foi pequena, assim o preço não subiu muito na segunda praça, que começa com 50% do valor da avaliação). Minha dúvida atual é:
- Vale a pena colocar o que comprei pra alugar e esperar o ap que estou ocupando ir a leilão mesmo sem previsão nenhuma de quando isso vai acontecer? A ideia seria tentar “aproveitar” a possibilidade de comprar por um valor mais baixo pra ter, futuramente, uma fonte de aluguel (a ideia não é revender). A compra seria à vista também.
Detalhe: atualmente o imóvel tem dívida de IPTU equivalente a cerca de 1 ano do valor do aluguel (coisa antiga, de antes do período em que o alugo) e na última renovação de contrato (3 meses atrás) a construtora optou (embora eu tenha argumentado contra) pelo pagamento de aluguel + taxas diretamente pra ela e, olhem que surpresa, passou a ficar inadimplente com o condomínio e com o IPTU.
Ou seja, além da indefinição sobre quando o leilão irá sair, sobre o valor em que seria possível tentar uma arrematação, ainda preciso considerar a dívida de IPTU e de condomínio que estão crescendo a cada mês. Faz pouco mais de 1 ano que a construtora entrou com pedido de recuperação judicial e isso, pelo entendimento da justiça, impede a venda dos bens até que todo o processo seja concluído (só que a recuperação não foi sequer deferida). Sobre o outro processo: não sei se sua evolução pode levar o bem a leilão independente do pedido de recuperação judicial.
Consultei um advogado mas ainda aguardo a resposta. Independente disso, estou na dúvida sobre se vale a pena essa espera por tempo indefinido somente pela iminente (ou não) “oportunidade” de comprar algo por um valor mais baixo (que não tenho sequer como saber se será tão mais baixo assim, visto que um leilão é completamente imprevisível). Outra coisa a considerar: é verdade que nada impede que eu tente buscar informações sobre a ida desse imóvel a leilão mesmo que não more mais nele, embora obviamente eu deva vir a ter um pouco mais de dificuldade, pois não será mais pra mim que um oficial de justiça irá eventualmente comunicar sobre o leilão.
O que acham?
#pas